A Academia da Saúde da sede, localizada no bairro Ponto Certo, é palco, nesta terça-feira (27), da Feira de Práticas Integrativas, evento que integra a programação do Maio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), promovido pela Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau). Durante todo o dia, a comunidade pôde participar de atividades como meditação, Lian Gong, auriculoterapia chinesa e francesa, além de ventosaterapia.
A ação tem como objetivo promover o bem-estar físico, mental e emocional da população por meio de terapias alternativas e complementares, reforçando a importância do cuidado integral à saúde, uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que reconhece oficialmente as PICS.
A dona de casa Josefa dos Santos, de 45 anos, moradora do bairro Alto da Bela Vista, frequenta a Academia da Saúde há 11 anos e, além de atividades físicas, como aeróbica e funcional, participa do Lian Gong e faz psicoterapia. Ela contou sobre o impacto positivo das práticas para a sua vida. “Cheguei aqui depressiva e foram essas atividades da Academia da Saúde que me curaram. Então acho muito importante o evento de hoje por reforçar essas ações, gostei bastante”, afirmou.
Outra participante assídua, Maria Edelzina dos Santos, 69 anos, moradora do bairro Nova Vitória, também elogiou a iniciativa. Ela participou da meditação e do Lian Gong durante a Feira. “São atividades muito boas. Aqui tem excelentes profissionais, é um lugar exemplar, muito bom, e agradeço a oportunidade de fazer parte. Na minha saúde, essas práticas impactaram em tudo, de maneira positiva”, disse a aposentada, que frequenta a Academia da Saúde também há 11 anos.
Nesta terça-feira, a programação do Maio das PICS incluiu ainda atividades na Associação de Moradores de Buris de Abrantes, com a prática de Yoga; e no Multicentro de Saúde de Monte Gordo, com o Lian Gong, auriculoterapia e a Terapia do Som.
Encerrando a programação, nesta quarta-feira (28) será realizada uma oficina de fitoterapia tradicional na Faculdade Anhanguera, voltada para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com foco na capacitação desses profissionais para que se tornem multiplicadores do conhecimento sobre o uso terapêutico das plantas medicinais.
As PICS foram oficialmente reconhecidas no Brasil pela Portaria GM/MS, nº 971, de 3 de maio de 2006, e ampliadas por normas posteriores, totalizando atualmente no Sistema Único de Saúde (SUS) 29 práticas integrativas, que visam complementar os cuidados convencionais. Aromaterapia, reiki, plantas medicinais e cromoterapia, também integram a lista.
Essas condutas terapêuticas desempenham um papel abrangente no SUS e podem ser incorporadas em todos os níveis da Rede de Atenção à Saúde, com foco especial na Atenção Primária, onde têm grande potencial de atuação. Importante salientar que as Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são consideradas complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada paciente.
Foto: Juliano Sarraf
Mín. 22° Máx. 27°