Bahia faz parte da programação nacional com Mesa-redonda e oficinas
Instituições arquivísticas de todo o país se juntam à principal instituição arquivística brasileira na realização de eventos que acontecerão entre os dias 9 a 13 de junho de 2025, em celebração ao Dia Internacional dos Arquivos. O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), faz parte da programação nacional com mesa-redonda e oficinas nos dias 9, 10 e 11 de junho.
O tema escolhido para esta edição é “Mudanças climáticas: preservação e acessibilidade”, trazendo à tona a urgência do debate sobre os impactos da crise climática no campo da preservação documental. A proposta é refletir sobre o papel estratégico das instituições de memória na adoção de medidas preventivas, na acessibilidade aos acervos e na gestão de riscos diante dos desafios ambientais cada vez mais presentes no nosso cotidiano.
Os participantes das oficinas terão certificação. As inscrições podem ser feitas pelos links:
Oficina de Técnicas de organização de documentos na área da saúde: do físico ao digital
Oficina de Digitalização de documentos históricos
A programação no Arquivo Público do Estado da Bahia tem início na segunda-feira (9/6), com a Mesa-redonda sobre "Os desafios enfrentados pela mudança climática nas instituições públicas, OSCs e empresas privadas", às 13h30, com a participação de Jorge Vieira - Diretor do APEB; da Profª Drª Alícia Duhá Lose – Docente da UFBA, especialista em Paleografia; Sandra Menezes – Arquivista atuante no Hospital Pediátrico Martagão Gesteira; Vilma Santos - Educadora e fundadora do Acervo da Laje; do Prof. Dr. e pesquisador em Patrimônio Cultural e Design, Celso Almeida; do Dr. em Arquitetura e Urbanismo, pesquisador de Pós-Doutorado do Grupo EtniCidades – Bruno Andrade; da Diretora do Arquivo Público Municipal de Santo Amaro e Biblioteca Municipal Góes Calmon – Vanessa Neves e da Engenheira Civil e Supervisora de Controle de Perdas Operacionais – Sucop, na Unidade Regional do Cabula, Jucivânia Carvalho.
Na terça-feira (10/6), a oficina será sobre ‘Digitalização de Documentos Históricos: Preservação e Acessibilidade em Tempos de Mudanças Climáticas’, com início às 13h30. O ministrante será o pesquisador, historiador e coordenador do projeto Digitalizando Fontes Manuscritas Ameaçadas, Urano Andrade.
Encerrando as atividades da 9° Semana Nacional de Arquivos na Bahia, na quarta-feira (11/6), a oficina será sobre o tema “Do Físico ao Digital: Desafios e boas práticas na gestão de arquivos da saúde”, com a ministrante Sandra Meneses.
A 9ª Semana Nacional de Arquivos é realizada alinhada a uma agenda global e em consonância com as perspectivas da COP-30, o tema ganha aderência e enfoque internacional, colocando as instituições detentoras de acervos como protagonistas do debate acerca das consequências das mudanças climáticas.
SERVIÇO
Oficinas da 9° Semana Nacional de Arquivos no APEB
Quando: 9,10 e 11 de junho
Onde: APEB - Ladeira Quintas dos Lázaros, nº 50, Baixa de Quintas, Salvador, Bahia, Brasil, CEP: 40.300-415
Inscrições abertas
Fonte: Ascom/FPC
Mín. 22° Máx. 27°