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Receita Federal inicia parceria com Rede SAC para aumentar unidades de atendimento à população na Bahia

SAC Barra ganha primeiro Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal do Brasil. No segundo semestre estão previstas outras 23 unidades, aumenta...

09/06/2025 às 20h45
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
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Foto: Ascom/Saeb
Foto: Ascom/Saeb

SAC Barra ganha primeiro Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal do Brasil. No segundo semestre estão previstas outras 23 unidades, aumentando em 60% a quantidade de PAVs

A Receita Federal da Brasil (RFB) inaugurou a sua primeira unidade na Rede SAC, na manhã desta segunda-feira (9). O Ponto de Atendimento Virtual (PAV-RFB), situado no Shopping Barra, inicia atendimento à população amanhã (10). Outros 23 PAVs estão previstos até o segundo semestre deste ano, aumentando em 60% a quantidade de unidades na Bahia da Receita Federal do Brasil.

O Ponto de Atendimento Virtual vai oferecer 13 serviços à população, entre eles estão inscrição no CPF, consulta de pendência fiscal e emissão de documento de arrecadação. A solenidade de inauguração aconteceu nesta segunda-feira (9), com a presença do superintendente-adjunto da Receita Federal da 5ª Região Fiscal, André Luís Moraes de Jesus, além de Edelvino Góes, titular da Secretaria da Administração do Estado, pasta que a Rede SAC está vinculada.

A Secretaria da Administração (Saeb) e a RFB assinaram um termo de cooperação técnica para a implantação dos PAV em 25 postos fixos da Rede SAC. Em Salvador, além do SAC Barra, o serviço vai funcionar no SAC Comércio. No interior, estará disponível nos Pontos SAC Amargosa, Caetité, Cocos, Cruz das Almas, Guarajuba (Camaçari), Ibicoara, Ipirá, Itaberaba, Luís Eduardo Magalhães e Xique-Xique; e depois em Curaçá, Remanso, Boninal, Capim Grosso, Central, Iraquara, Mucugê, Barra da Estiva, Camacã, Canavieiras, Camamu, Coaraci e Maracás.

O PAV fornece orientações sobre os serviços oferecidos no site da RFB e no Portal e-CAC, facilitando o autoatendimento e a recepção de documentos para as demandas que não podem ser realizadas diretamente no site. O intuito é promover a inclusão da população menos favorecida, sem acesso a serviços digitais ou com dificuldade de deslocamento para unidades presenciais. No SAC Barra, o PAV vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h; e aos sábados, de 9h às 13h. O atendimento é 100% por agendamento através do aplicativo ou portal BA.GOV.BR. A unidade tem capacidade de realizar 96 atendimentos por dia.

O superintendente-adjunto da Receita Federal da 5ª Região Fiscal, André Luís Moraes de Jesus, falou sobre a importância da ampliação das unidades de atendimento como forma de aproximar a RFB da população. Nós temos 24 unidades próprias e outras 16 em parceria com prefeituras no interior do estado (totalizando 40). Com a parceria firmada junto à Rede SAC passaremos para 64 unidades no Estado.  A ideia é que a ampliação melhore a vida dos cidadãos, ajudando a resolver pendências.

Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, a implantação do serviço em postos SAC promove a inclusão da população sem acesso a serviços virtuais. “É importante essa integração de serviços de âmbito Federal no SAC, ampliando o leque da rede e trazendo ainda mais comodidade e praticidade para o cidadão”, destacou.

Fonte: Ascom/Saeb

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