O Projeto Jovens Comunicadores, do Governo da Bahia, foi convidado para participar, no dia 25 de outubro, do MIL Week 2023 – evento global promovido pela Unicamp, junto com a Unesco, sobre Alfabetização Midiática e Informacional. Na oportunidade, será apresentada a experiência do projeto pioneiro, que integra a iniciativa baiana Pró-Semiarido, e tem como objetivo capacitar a juventude das zonas rurais e de escolas agrícolas em comunicação. O evento será realizado no formato on-line, de 24 a 31 deste mês.
A idealizadora do Projeto Jovens Comunicadores, Emília Mazzei, apresentará a iniciativa baiana na mesa Pluralidade e Direito da Informação, realizada no 25 de outubro, das 11h às 13h. “É uma honra para nós, do Governo do Estado, recebermos esse convite para participar da MIL Week 2023, e debater esse assunto tão importante que é o letramento midiático no Brasil. É ideal que a gente possa falar nesse espaço, para mostrar a experiência que a gente está desenvolvendo aqui na Bahia, para que sirva de exemplo para que outros estados e outros países também possam executar”, afirmou Mazzei,
Executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o projeto foi eficaz na diminuição do êxodo rural e no desenvolvimento de lideranças, e tem previsão de começar uma nova edição no início de 2024, com a perspectiva de integrar outros programas estaduais e chegar a outras regiões e territórios de identidade da Bahia.
Os resultados do projeto são positivos e impactam diretamente no desenvolvimento dos alunos. Cerca de 82% dos jovens atendidos pelo Projeto participam de espaços de atuação cidadã para empoderamento da juventude e acesso a direitos, uma superação de 32% em relação à meta estabelecida. Além disso, 48% dos jovens desenvolvem ações comunitárias, superando em 18% essa meta; 20% geram renda a partir dos aprendizados do Projeto; e 56% permanecem na comunidade (zona rural), representando uma superação de 26% em relação a essa meta.
Pró-semiárido
O Pró-semiárido, iniciativa que realizou o Jovens Comunicadores e outros projetos, ocorreu por sete anos com o objetivo contribuir para a redução da pobreza rural por meio da geração de renda, aumento da produção, a criação de oportunidades de trabalho agrícola e não-agrícola e o desenvolvimento do capital humano e social. O projeto deu protagonismo a mulheres e jovens, atuando em 32 municípios do semiárido da Bahia, localizados na região centro – norte do Estado, que integram cinco Territórios de Identidade.
MIL WEEK
Com o tema “Conjunturas Brasileiras, Meio Ambiente e Desinformação”, o evento MILWEEK 2023 – Media and Information Literacy Week (em português, Semana do Letramento Midiático e Informacional) será realizado de 24 a 31 de outubro, no YouTube do Observatório da Desinformação (youtube.com/@observatoriodadesinformacao). O encontro é aberto à participação de estudantes, professores, lideranças comunitárias, jornalistas e cidadãos interessados em refletir sobre o Brasil e o fenômeno de desinformação. A programação completa está no link: tinyurl.com/muz64mpv
Mín. 22° Máx. 25°