Realizada internacionalmente, a campanha Outubro Rosa tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer atos de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) aderiu à mobilização, vestiu-se de rosa e iniciou o alerta sobre a importância do cuidado, na manhã desta quinta-feira (5).
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados cerca de 74 mil casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
“A informação pode contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença”, avaliou Ana Claudia Nascimento, presidente da CTB e vítima do câncer de mama, diagnosticada no ano de 2021. “O diagnóstico precoce foi fundamental para mim, me possibilitou agir rapidamente e me curar. Me tornei uma militante dessa causa e agente de compartilhamento de informação. A doença tem cura, mas é preciso ser tratada com atenção”, disse ela, que distribuiu lacinhos rosa (marca da campanha) e alertou funcionários e colaboradores da empresa para a questão.
Durante todo o mês, o prédio da CTB estará iluminado de rosa, chamando atenção também de quem passa pelas ruas do bairro da Calçada, em Salvador. Atividades como distribuição de material informativo e palestras também estão programadas pela empresa.
Fonte: Ascom/CTB
Mín. 22° Máx. 25°