O Ministério Público estadual concluiu, na última sexta-feira, dia 6, uma etapa fundamental de implementação da metodologia de gestão OKR (Objetivos e Resultados-chave, em português) na Instituição, com a realização do primeiro ciclo do projeto institucional ‘Valorizando Objetivos. Alcançando Resultados (Voar)’. Foram apresentados os resultados obtidos durante o ciclo pelas cinco equipes participantes: Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca); Central de Apoio Técnico (Ceat); Plano de Atuação de Promotorias de Justiça do MP (PAPJ); Conflito de Atribuições e Secretaria Processual Integrada.
Na abertura do evento, a procuradora-geral de Justiça Adjunta para Assuntos Jurídicos, Wanda Caldas Figueiredo, destacou que, a ‘OKR’ éuma importante ferramenta de planejamento e gestão, e a implementação dela no MP é o reforço do comprometimento com a eficiência e resultado. “O Ministério Público é, e precisa ser, uma casa em permanente reconstrução dada a natureza da dinâmica das demandas que são enfrentadas diariamente para a defesa da ordem jurídica e direitos fundamentais”, afirmou. O coordenador da Gestão Estratégica (CGE) do MP, promotor de Justiça Lourival Miranda, reiterou que “o uso da metodologia no plano estratégico é um marco para a Instituição por proporcionar uma maior eficiência nas demandas, acompanhamento e monitoramento”. A promotora de Justiça, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) e do projeto Voar, Patrícia Medrado, agradeceu o empenho de todas as equipes e participantes do primeiro ciclo do projeto.
Cada time apresentou os resultados das metas definidas para o primeiro ciclo, tendo todas alcançado no mínimo 80% das métricas. A implementação resultou na aceleração das atividades e demandas dos setores, além da criação de novas estratégias para uma atuação ainda mais efetiva. Após a apresentação, foi ministrada uma palestra pelo especialista em OKR, professor Marcos Pereira de Barros, que foi o responsável pelo treinamento das equipes sobre o tema.
A mesa de abertura foi composta pela procuradora-geral de Justiça Adjunta para Assuntos Jurídicos, Wanda Caldas Figueiredo, representando a PGJ Norma Cavalvanti; a promotora de Justiça e coordenadora do projeto Voar, Patrícia Medrado; o coordenador da Gestão Estratégica, promotor de Justiça Lourival Miranda, com mediação da promotora de Justiça Milena Moreschi.
Mín. 21° Máx. 29°