O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), em pronunciamento no Plenário, nesta terça-feira (10), ressaltou os avanços sociais obtidos a partir da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa ( Lei 10.741/2003 ), que completa 20 anos neste mês de outubro.
O parlamentar enfatizou que, apesar dos resultados, ainda é preciso avançar na implementação de medidas de atenção aos idosos, com a ampliação dos direitos de homens e mulheres com mais de 60 anos. Kajuru destacou que o Estatuto consolidou prioridades, como o direito à vida, saúde, alimentação, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e convivência familiar.
— As conquistas sociais foram muitas nessas duas décadas de vigência do Estatuto da Pessoa Idosa, mas ainda há o que se fazer, desde o firme combate à violência e ao etarismo, ao preconceito contra idosos, até os desafios impostos pelo contínuo envelhecimento da população brasileira, revelados nos censos — disse.
O senador alertou que, no Brasil atual, existe uma tendência de queda na reposição da população economicamente ativa, o que implicará o aumento dos gastos com a previdência e despesas com saúde pública. No entanto, na opinião de Kajuru, o governo precisa considerar o Estatuto do Idoso ao implementar medidas para equacionar o problema. Ele afirmou ainda que sua atuação no parlamento tem sido dedicada à causa do idoso e tem apresentado diversos projetos que visam beneficiar a população dessa faixa etária, a qual precisa ser colocada na pauta de votações.
Mín. 21° Máx. 33°