A capital baiana sedia, até esta quinta-feira (12), o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, o Robótica 2023, que acontece no Centro de Convenções de Salvador. Os estudantes da rede estadual participam ativamente em caravanas para desbravar este universo que desperta encantamento e desejo de novas descobertas e caminhos profissionais.
“É muito interessante observar os estudantes da rede estadual participando de um evento desse porte, com mais de dois mil inscritos compartilhando conhecimento, experiência e formas de atuação na robótica, inspirando tudo que podemos trazer para a sociedade a partir do conhecimento, da inteligência artificial, da automatização e da criatividade”, comentou a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que participou da abertura oficial do evento, no domingo (8), representando o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.
Estudantes do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares e do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, entre outras unidades escolares, percorreram os estandes montados e conheceram as criações de participantes de outros estados e até de outros países. No evento, os alunos também assistem a competições, como a de futebol de robô, e a apresentações de drones autônomos e de robôs de serviços domésticos, além de participarem de workshops.
A estudante Carolaine Assis, 2º ano do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, ficou entusiasmada com o que viu. “Estou achando tudo maravilhoso, porque além de compartilhar conhecimento com os alunos de todas as escolas que estão aqui, o evento nos incentiva a criar também. Nossa turma passou por dois projetos que chamaram muito minha atenção. O primeiro era voltado para ajudar bairros periféricos atingidos por fortes chuvas e alagamentos e o segundo era voltado para a educação e o incentivo da criação dos estudantes. Eu tenho certeza de que levarei muito aprendizado para casa”, festejou.
O professor de Robótica do CEEP, Adinaldo Dias, destacou a importância dessa vivência para os estudantes. “Trazer os alunos ao evento é tirá-los da teoria da sala de aula para conhecer como funcionam os projetos, as competições e os robôs exibidos aqui. Esta visita ajuda a despertar o interesse deles nessa área da tecnologia e da robótica e mostrar que, assim como todos que estão aqui apresentando, eles são capazes de construir projetos tão bons quanto”.
Fonte: Ascom/SEC
Mín. 22° Máx. 25°