O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap-PB) participa até este sábado (14), do 23º Encontro Nacional de Astronomia (Enast) realizado no Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Araruna.
O secretário João Alves e o diretor da cadeia de Esperança, Lindemberg Lima, em um auditório, falaram sobre o Projeto Esperança no Espaço na tarde desta sexta-feira (13) para uma plateia que incluía vários especialistas em astronomia, física e outras ciências.
O gestor da Seap e o idealizador do projeto, Lindemberg Lima interagiram com a plateia respondendo perguntas, ouvindo sugestões de pesquisadores que inclusive elogiaram a iniciativa dos telescópios, talvez inédita no mundo, por serem feitos por pessoas em privação de liberdade. Um dos reeducandos construtores de telescópios fez um relato emocionante revelando o quanto o projeto Esperança o Espaço tem revolucionado sua vida.
O engenheiro, físico e astrônomo amador, Cristovão Jacques, de Minas Gerais, convidou Lindemberg Lima para participar de entrevista em seu canal Astro Neos, no Youtube.
O estande da Seap-PB, com os telescópios construídos por reeducandos da cadeia da cidade de Esperança no projeto Esperança no Espaço, é um dos mais visitados. O evento começou na quinta-feira (12) . O encontro reúne pesquisadores de várias partes do país, além de estudantes. O Enast é considerado o maior evento da comunidade astronômica nacional.
Antes da palestra de Lindemberg com a participação do secretário João Alves, ocorreu noutro ambiente da UEPB palestra com o professor Amilcar Rabelo de Queiroz, membro do grupo de coordenação do radiotelescópio Bingo, em construção na cidade de Aguiar, sertão paraibano.
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária vem participando de várias feiras de tecnologia e eventos no campo da astronomia, como resultado do Projeto Esperança no Espaço.
Mín. 22° Máx. 27°