Aumentar a empregabilidade e ampliar as perspectivas para os jovens rumo ao mercado de trabalho. Esses são os objetivos do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , com a criação de um painel de oportunidades, o Talentos da Educação. A plataforma unificada é gratuita e pública, e reúne informações sobre a disponibilidade de jovens profissionais qualificados nos municípios mineiros.
A iniciativa foi criada para dar maior visibilidade aos jovens que estão se formando por meio do programa Trilhas de Futuro e das turmas de educação profissional da rede, aproximando-os das oportunidades de trabalho e das empresas que estão buscando profissionais qualificados e recém-formados. A novidade já está disponível no site do Trilhas e pode ser acessada neste link .
O Talentos da Educação traz informações sobre o número de estudantes de cada curso técnico das escolas estaduais que oferecem educação técnico-profissional, das instituições cadastradas no Trilhas, bem como a previsão de conclusão dos cursos.
O usuário da plataforma pode filtrar os dados por município, regional, curso técnico e data prevista para a conclusão dos estudos. Essa medida aproxima as empresas dos estudantes e possibilita uma chance maior de inserção desses jovens no mercado de trabalho.
A ideia é aumentar a empregabilidade e reunir, em um só local, informações que facilitem o recrutamento das empresas e forneça oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional aos jovens estudantes.
“Com isso, a gente consegue aproximar os dois polos e, assim, tanto a empresa que está demandando, quanto a instituição ofertante do curso, tem um contato mútuo para levar esses estudantes que formam às vagas que estão sendo oportunizadas", pontua a coordenadora de Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza.
1MiO
Uma outra frente de atuação para ampliar as possibilidades dos jovens é o programa Um Milhão de Oportunidades para o Futuro (1Mio) - Minas Gerais , parceria entre o Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, e o Governo de Minas, por meio do programa Trilhas de Futuro. Para isso, são oferecidos gratuitamente cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio, com foco na inclusão socioprodutiva, conectividade, desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e transição positiva.
A parceria tem como objetivo principal promover o engajamento, juntamente com o setor privado, para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional e acesso ao mundo do trabalho nas categorias de aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens, de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade.
Ambas as iniciativas — Talentos da Educação e 1MiO - Minas Gerais — visam qualificar e inserir os jovens no mercado de trabalho, com capacidade e preparação para disputarem uma vaga.
Mín. 22° Máx. 27°