Foram aprovadas mais de 20 matérias na 9º Sessão Ordinária do 2º período legislativo, realizada na manhã desta terça-feira (12/09), na Câmara Municipal de Camaçari. Dentre elas, estiveram indicações voltadas para a mobilidade urbana, através da solicitação de pavimentação asfáltica, e de segurança, por meio da instalação de iluminação pública e implantação de um Pelotão da Polícia Militar (PM) na costa.
O vereador Vavau (PSB) foi autor da Indicação No 716/2023, que pediu ao Executivo Municipal a pavimentação com piso intertravado, construção de ciclovia e passeio com acessibilidade, na rua que dá acesso à Aldeia Hippie, em Arembepe. “É uma via de barro e no inverno, quando chove, surgem muitos buracos. Isso, por exemplo, dificulta que o turismo chegue até a nossa cidade, já que a Aldeia é um local conhecido mundialmente. Em visita àquela comunidade, os moradores me pediram para solicitar a melhoria daquele acesso”, defendeu.
Já o vereador Júnior Borges (União) pediu mais segurança para o município, através da Indicação No 624/2023, realizando estudos para implantação de um Pelotão da Polícia Militar em Barra do Pojuca, no distrito de Monte Gordo. “Esse pelotão tem um significado todo especial, pois possibilitaria a ampliação da segurança pública daquele lugar, melhorando também os serviços ofertados pela 59º CIPM, a 26º delegacia em Vila de Abrantes e Barra do Pojuca”, destacou o parlamentar.
Pensando em atender demandas de pessoas com deficiência, idosos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a vereadora Professora Angélica (PP), através da Indicação No 700/2023, solicitou que o Executivo Municipal realize a reforma do estacionamento localizado no fundo do Centro Comercial de Camaçari, com a demarcação de faixas de organização e a criação de vagas exclusivas destinadas para esse público. “Vejo muitas mães e pais de família que chegam ali com seus filhos autistas e só quem tem filhos com esse problema sabe o que passa quando chega em locais públicos e não encontra estacionamento. É o que está acontecendo na feira e a gente precisa ter esse olhar. Tem também os idosos e deficientes que passam pelo menos problema”, pontuou.
O vereador Dr. Samuka (Cidadania) assumiu a tribuna para defender a Indicação No 696/2023, de sua autoria, sobre a criação da Unidade de Pronto Atendimento ao Idoso. “Nós aqui em Camaçari temos uma população com percentual grande de pessoas idosas, principalmente na costa, e sabemos que esse público tem prioridade através de uma lei. Mas, ainda assim, eles passam por dificuldade para acessar as unidades de saúde. Quando a pessoa vai chegando na terceira idade, vai apresentando um monte de patologias e essas pessoas encontram dificuldade no atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos Pronto Atendimento (PAs). Cabe essa indicação porque temos o exemplo positivo de várias cidades do país que contam com uma unidade especializada para o idoso”, salientou.
Ainda com foco na saúde, foi aprovada a Indicação No 714/2023, de autoria do vereador Manoel Jacaré (PSDB), que pede que o Executivo Municipal implante, uma vez por semana, uma equipe de atendimento médico na Associação de Agricultores de Cancelas, para atender os moradores de Cancelas e Lagoa Seca, na zona rural de Monte Gordo. “Aquela comunidade é assistida pelo posto de saúde do bairro do Coqueiro, que evidentemente é sobrecarregado. Por isso, acredito que fica muito mais fácil se a Secretaria de Saúde disponibilizar uma equipe para atender a zona rural, do que as pessoas se dirigirem para a unidade lotada e além de enfrentarem dificuldades de locomoção”, explicou.
Nem Assuntos Gerais, além de outras pautas relacionadas à saúde, educação e violência, os parlamentares debateram amplamente os impactos causados pelas praças de pedágios instaladas em Camaçari.
Mín. 22° Máx. 27°