A divulgação dos resultados positivos do uso de tecnologia de videomonitoramento marcou a solenidade de um ano de funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Campina Grande. O evento contou com a presença do secretário-executivo da Segurança e da Defesa Social, Lamark Donato, da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas, do secretário-executivo da Administração Penitenciária, João Paulo Barros, do promotor Oswaldo Barbosa, das vereadoras de Campina Grande, Eva Gouveia e Jô Oliveira, e de outras autoridades da segurança pública e de instituições que trabalham de forma integrada com a pasta.
Ainda foram homenageados os ex-comandantes do Centro Integrado de Operações (Ciop), servidores que passaram à reserva depois de anos se dedicando ao atendimento dos serviços 190 e 193, e outros que continuam na ativa, por seus relevantes serviços prestados.
“Esse momento é marcante, porque divulgamos em números o bom trabalho executado pelas forças de segurança e a importância de se investir em tecnologia, em especial, neste momento, em Campina Grande, justamente quando se completa um ano de entrega da estrutura que atua no atendimento à população”, frisou o secretário Lamark Donato.
A secretária Rosália Lucas também destacou o impactos dos bons indicadores da Segurança Pública da Paraíba em grandes eventos. “Há um ano estávamos aqui entregando esse equipamento e hoje presenciamos a importância de priorizar e investir nessa área. O São João de Campina Grande é um case de sucesso e um dos maiores vetores disso é a Segurança Pública, sendo essencial e indispensável para grandes eventos”, afirmou.
Resultados – Desde 13 de outubro de 2022, a estrutura atendeu mais de 166 mil ligações para o 190 e 193, resultando em quase 40 mil despachos atendidos pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
Por meio de consultas a dados de pessoas e veículos, o CICC de Campina Grande atuou na captura a 368 indivíduos, sendo 146 casos com participação direta do Centro. Além disso, 316 veículos foram recuperados, sendo 135 com informações repassadas pelo CICC. Também foram fornecidas 62 imagens de videomonitoramento para inquéritos da Polícia Civil.
O CICC - Com uma sala de videomonitoramento com 24 monitores de alta definição e sistemas de última geração, o Centro recebe imagens de 300 câmeras e conta com softwares avançados de leitura facial, que permitem a identificação rápida e precisa de indivíduos em multidões, bem como sistemas de leitura de placas que auxiliam na monitorização e rastreamento de veículos. Além disso, a integração com bancos de dados do sistema penal, tanto em âmbito nacional quanto regional, fornece acesso imediato a informações cruciais para a identificação de suspeitos e a tomada de decisões estratégicas. Essas tecnologias desempenham um papel fundamental na eficiência das operações de segurança e na resposta a incidentes em tempo real, contribuindo significativamente para a missão de garantir a segurança da população.
Os resultados alcançados pelo CICC não se limitam apenas ao monitoramento diário. A unidade tem se destacado na gestão de grandes eventos, como o São João de Campina Grande, uma das maiores festas juninas do Brasil, que ocorre durante 30 dias. Com a capacidade de acompanhar multidões e coordenar recursos de forma ágil, o Centro tem contribuído para a segurança dos participantes e o sucesso dessas celebrações e contado com
O funcionamento do CICC envolve uma estreita colaboração entre diversos órgãos na Paraíba, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o Departamento Estadual de Trânsito, Secretaria de Administração Penitenciária, Secretaria de Estado da Fazenda e a Polícia Rodoviária Federal. Essa sinergia tem sido fundamental para garantir uma resposta eficaz às demandas da sociedade, atuando em conjunto na prevenção de crimes e no atendimento a situações de urgência.
Integração - Os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC’s) são coordenados pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) e conta com a participação de instituições federais, estaduais e municipais, que atuam em conjunto em diversas operações e eventos de médio e grande porte.
A integração entre as forças, que ficam reunidas em um mesmo espaço, contribui para a tomada de decisões rápidas e inteligentes, para a otimização de recursos e execução de ações coordenadas.
Mín. 22° Máx. 27°