A alimentação saudável é uma das principais aliadas no combate ao câncer de mama, destacou a nutricionista Ely Lima na palestra realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), nesta quinta-feira (26). O evento faz parte da campanha Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a nutricionista, uma alimentação inadequada junto a fatores como sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas e obesidade podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença.
“O câncer é uma doença multifatorial. Por isso, a adoção de um estilo de vida saudável, investindo em alimentos naturais, dando preferências a frutas, verduras, legumes, evitando alimentos industrializados, embutidos, ricos em sal e com gordura em excesso auxiliam na prevenção”, frisou.
Durante as palestras os pacientes receberam orientações sobre saúde mental, autoexame e também participaram de atividades de música, dança, dinâmicas em grupo e espaço da beleza que ofertou esmaltação para unhas.
A enfermeira, Camila Barros, instruiu as pacientes mulheres sobre como fazer o autoexame e a necessidade da avaliação médica de forma periódica. “É importante que a mulher conheça o seu corpo, que se coloque à frente do espelho e ao tocar consiga perceber que existe algo que merece uma atenção, como um nódulo, um caroço, uma secreção”, exemplificou.
Em Feira de Santana, cerca de 43 mil pessoas estão cadastradas nos CAPS. São assistidos pacientes com transtornos mentais, como ansiedade, depressão e distúrbios comportamentais provocados pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).
O atendimento especializado é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas, clínico-geral, enfermeiros e auxiliares. Além dos CAPS, as pessoas podem procurar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs), UPAs, SAMU 192 e hospitais.
Mín. 22° Máx. 27°