No intuito de reforçar os esforços das brigadas voluntárias no combate aos incêndios florestais que assolam o município de Campo Alegre de Lourdes e região, o Governo da Bahia, por meio do Programa Bahia Sem Fogo, promoveu a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), atendendo a um pedido da Secretaria de Meio Ambiente do município.
Além da entrega dos equipamentos, a equipe de fiscalização do Inema está realizando vistorias para identificar possíveis novos focos e danos ambientais. Até o momento, foram emitidos 13 autos de advertência para propriedades rurais identificadas como fontes de incêndios. “A equipe continuará em campo até o dia 27, mantendo as ações de monitoramento e fiscalização”, destacou coordenadora da Unidade Regional Sertão do São Francisco, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Manoela Bezerra.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, José Palmeiras, o município está passando por momentos desafiadores. “Com o apoio do estado, estão sendo intensificadas as operações de controle e combate ao fogo. Expresso minha solidariedade as famílias afetadas e gostaria de agradecer ao Corpo de Bombeiros da Bahia, a Sema, o Inema e a equipe de brigadistas municipais que trabalharam incansavelmente nessa missão”, destacou.
Causa e Prevenção
A principal causa dos incêndios florestais, sejam acidentais ou intencionais, está ligada a atividades humanas. O período de seca, marcado por baixa umidade do ar e ventos fortes, também aumenta o risco de incêndios, especialmente quando combinado com o uso imprudente do fogo em áreas urbanas e rurais. Para prevenir tais incidentes, o Inema intensifica a fiscalização na região, buscando identificar possíveis infratores.
A qualquer sinal de incêndio, ligue 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.
O Bahia Sem Fogo foi criado em 2010 e desempenha um papel crucial na prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia. Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), em colaboração com diversas entidades governamentais, visa proteger áreas de Unidades de Conservação (UCs), fornecendo infraestrutura, logística e treinamento para equipes de combate. Além disso, o programa trabalha na prevenção, oferecendo cursos de formação, treinamento de brigadistas, campanhas de sensibilização.
Fonte: Ascom/Inema
Mín. 22° Máx. 33°