
A transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos são pilares fundamentais para o desenvolvimento das cidades e construção da confiança da população nas instituições públicas. Cominvestimentos em modernização administrativa, qualificação técnica e fortalecimento dos mecanismos de controle fiscal, a Prefeitura de Belém vem aprimorando processos de gestão financeira, garantindomaior eficiência na aplicação dos recursose na prestação de contas à sociedade.
O resultado dos esforços da gestão municipal na capital paraense recebeu reconhecimento nacional e aPrefeitura de Belém conquistou o primeiro lugar entre todas as capitais brasileirasna categoria de maior evolução da qualidade das informações contábeis e fiscais, durante a entrega doIV Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
A premiação foi recebida nesta segunda-feira (22), em Brasília, pelo secretário municipal de Finanças, Marcos Matos, representando a Prefeitura de Belém e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), responsável pelo trabalho de organização, registro e declaração das contas públicas do município.
O prêmio é resultado daavaliaçãorealizada por meiodo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi),ferramenta utilizada pelo Governo Federal paraacompanhar a qualidade, a consistência, a precisão e a transparênciadas informações financeiras enviadas por estados, municípios e Distrito Federal.
Nesta edição, Belém foi reconhecida como acapital que mais evoluiu no paísem relação ao ano anterior, demonstrando avanços significativos na gestão das informações contábeis e fiscais e nocumprimento das exigências de transparência e prestação de contasestabelecidas pelos órgãos de controle.
A melhoria na qualidade das informações fiscaisfortalece a credibilidade do municípioperante os órgãos federais eamplia as oportunidades de acesso a recursos, convênios e investimentosvoltados para áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento urbano.
Para o secretário municipal de Finanças, Marcos Matos, a conquista reflete oesforço coletivo dos servidorese o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal.
Além de reconhecer a evolução da gestão financeira municipal, o prêmio demonstra que a Prefeitura de Belém está fortalecendo osprocessos de planejamento, controle e prestação de contas, garantindo mais segurança no uso dos recursos públicos e ampliando a capacidade do município decaptar investimentos e executar políticas públicaspara benefício direto da população.
A conquista consolida Belém comoreferência nacional em evolução da qualidade da informação contábil e fiscal,resultado de um trabalho técnico permanente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Finanças e que contribui para tornar agestão pública mais eficiente, transparente e preparadapara os desafios do crescimento da cidade.
Veja o momento em que a Prefeitura de Belém recebe o prêmio da Secretaria do Tesouro Nacional, em Brasília, e celebra mais um reconhecimento à transparência e à responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
Mín. 17° Máx. 26°