
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está com inscrições abertas para a edição 2026 do Selo Antirracista, iniciativa que reconhece e fortalece ações voltadas à promoção da equidade racial nas unidades escolares da rede estadual. As inscrições seguem abertas até o dia 24 de julho por meio do Sistema Integrado de Acompanhamento Escolar (SIAE) ou do Sistema Integrado de Gestão (SIG).
O selo incentiva a construção de práticas pedagógicas e institucionais que valorizem a diversidade, combatam o racismo e promovam ambientes escolares cada vez mais inclusivos e acolhedores. O objetivo é fortalecer práticas que contribuam para a construção e o fortalecimento das identidades dos estudantes, promovendo uma cultura de respeito, pertencimento e valorização da diversidade. Desta forma, a escola se consolida como um espaço de formação cidadã, capaz de oferecer oportunidades de aprendizagem para todos.
O edital com todas as orientações, critérios de participação e cronograma também está disponível para consulta no link: https://siae.seduc.se.gov.br/siae.servicefile/api/File/Downloads/8dc941a2-4862-4ae9-bda3-967a1d0b1340
Com a nova edição, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance da iniciativa e fortalecer o compromisso da rede estadual com uma educação cada vez mais equitativa, inclusiva e comprometida com a valorização da diversidade racial.
Na última edição, 248 escolas receberam a certificação, resultado do compromisso coletivo de gestores, professores, estudantes e comunidades escolares com a construção de uma educação antirracista. O número demonstra o avanço das ações desenvolvidas na rede e o engajamento das unidades de ensino na promoção do respeito às diferenças e na valorização das identidades étnico-raciais.
Entre as instituições reconhecidas está o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), que recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento. Em 2025, a unidade desenvolveu projetos voltados à valorização da cultura brasileira e afro-brasileira por meio da música, com concertos, recitais, aulas interdisciplinares e iniciativas de pesquisa.
O Conservatório também foi convidado para realizar a apresentação cultural da cerimônia de entrega do selo, ocorrida em abril, no Teatro Tobias Barreto. Na ocasião, a Orquestra Sinfônica Aprendiz se apresentou pela primeira vez no palco do teatro, sob a regência do maestro James Bertisch. O público acompanhou ainda a estreia mundial da composição Idogba, criada especialmente para a solenidade e inspirada no ideal de igualdade racial. A programação incluiu obras da música brasileira, do erudito ao popular, além de uma homenagem à professora e compositora laranjeirense Zizinha Guimarães, interpretada pela estudante Victoria Carolinne e pelo maestro Evandro Bispo.
Para a coordenadora pedagógica do Conservatório de Música de Sergipe, professora mestre Kadja Emanuelle, os projetos desenvolvidos contribuem para a valorização da cultura brasileira e para a promoção da igualdade racial. “Seguimos essa caminhada em busca da igualdade e do respeito, sensibilizando pela música”, afirmou.
Mais do que um reconhecimento, o Selo Antirracista representa um esforço conjunto para garantir a equidade racial na educação. A iniciativa busca assegurar que todos os estudantes tenham seus direitos garantidos, com acesso, permanência e aprendizagem em um ambiente seguro, diverso e acolhedor, onde todas as identidades sejam respeitadas e valorizadas.



Mín. 20° Máx. 28°