As escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba estão promovendo ações para o bem estar dos estudantes, dias antes dos testes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre as atividades estão palestras com psicólogos, orientadores, mas também foi promovido um momento de lazer e descontração entre os jovens, que fizeram o primeiro dia de prova que ocorreu no dia (05) e os que irão fazer no domingo (12).
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio EEEFM Senador Humberto Lucena, em Campina Grande, apostou nas brincadeiras e interação dos estudantes. No dia 31 de outubro, quatro dias antes do primeiro dia do ENEM, os alunos curtiram o dia “HL Tô de Boas” com jogos de tabuleiro, totó, karaokê, futebol de sabão, touro mecânico e guerra de cotonetes.
A ação foi após dois dias de testes que simulavam os dias do ENEM. Além disso, aos sábados foram ministradas aulões de todos os conteúdos necessários para ajudar na preparação e contribuir para que os estudantes fiquem mais tranquilos nos dias de provas.
“Essa ação foi muito importante para nossos alunos das turmas das 3ª séries da escola e tentamos promover atividades para desacelerar, pois esse dias são muito tensos para os jovens. Foi tudo surpresa, eles não sabiam que iria ter os brinquedos e a reação deles foi maravilhosa. Todos os professores ajudaram de alguma forma e foi um dia para cuidarmos da saúde emocional dos alunos”, relatou o gestor da escola, Daniel Formiga.
Em Guarabira, a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Dom Marcelo Pinto Carvalheira, realizou nesta quinta-feira (09) uma palestra com o psicólogo e coaching, Lenildo Lima em parceria com o professor de pós-médio, Andélson Nascimento. Os 150 estudantes das 3ª séries do Ensino Médio participaram da ação que tratou sobre o emocional, o desenvolvimento mental na execução das provas e a ansiedade, que é um dos pontos mais prejudiciais nesse período.
A estudante Maria Kamile, assistiu a palestra e conseguiu identificar que manter a tranquilidade favorece no antes e durante o exame. “Nós ficamos muito ansiosos quando se trata de provas e mais quando vem determinar o nosso futuro. Na palestra pudemos compreender a ter tranquilidade e confiança durante as provas”, contou.
O professor Andélson Nascimento, afirmou que é necessário incentivar os alunos para terem bons resultados. “Precisamos motivar o projeto de vida dos nossos estudantes e que eles possam se ver nos profissionais de hoje para construir o futuro deles. A palestra foi emocionante e ajudou não apenas os estudantes, mas toda comunidade escolar”, explicou.
Mín. 22° Máx. 27°