
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizou nesta quinta-feira (25), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Telégrafo, uma ação especial voltada àpromoção da saúde, garantia de direitos e fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa. A programação reuniu diversos serviços de saúde e orientações voltadas ao envelhecimento saudável e à melhoria da qualidade de vida desse público, além de familiares e cuidadores.
A ação foi destinada prioritariamente aos moradores da área de abrangência da UBS do Telégrafo e bairros vizinhos. A iniciativa é parte da campanha Junho Violeta, de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.
Durante a atividade, os participantes tiveram acesso à triagem de enfermagem, com aferição de pressão arterial, glicemia e temperatura, consultas com clínico geral, geriatra e dermatologista, orientação nutricional, atualização da carteira de vacinação, além de encaminhamentos e regulação para consultas especializadas e exames.
Também foram oferecidas orientações sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa, reforçando a importância da proteção, do respeito e do enfrentamento às diversas formas de violência que atingem esse público.

A Referência Técnica da Saúde da Pessoa Idosa da Sesma, Paola Oliveira, destacou a importância da ação como estratégia de cuidado integral e aproximação dos serviços com a população.

Entre os participantes, a técnica de enfermagem Rosemeire Espírito Santo, que aferia pressão arterial durante a ação, destacou a importância do atendimento próximo de casa.

Já Rosângela Teixeira, assistente social, ressaltou a atualização da vacinação como um dos principais benefícios da ação, realizada em alusão ao Junho Violeta.
Além dos atendimentos assistenciais, a ação teve caráter educativo, sensibilizando a comunidade sobre a necessidade de prevenir situações de negligência, abandono, violência física, psicológica, financeira e outras violações de direitos.
A expectativa da Sesma é que a atividade contribua para a promoção da saúde, atualização vacinal e identificação de demandas que necessitem de acompanhamento especializado, fortalecendo a rede de atenção à pessoa idosa no município.
A ação foi gratuita e realizada por demanda espontânea, garantindo acesso facilitado aos serviços e reafirmando o compromisso da gestão municipal com a promoção do envelhecimento saudável e a defesa dos direitos da população idosa.
Mín. 20° Máx. 28°