A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba teve seus 95 anos de criação celebrados nesta terça-feira (14) com entrega de certificados de Honra ao Mérito a personalidades parceiras e servidores. Além disso, houve a entrega de certificados a policiais penais por conclusão do Curso de Sobrevivência Policial e o Curso de Sobrevivência Policial Jurídico-Administrativa, turma GPOE.
O secretário João Alves parabenizou a todos que fazem o sistema prisional paraibano ao tempo em que agradeceu pelo empenho de toda a equipe. A manhã serviu também para reencontros, diálogos entre os servidores.
O gestor externou gratidão também a diversas personalidades que participaram do evento e que são parceiros da Seap: o secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes; os juízes da Vara da Execução Penal de João Pessoa, Carlos da Franca Neves e Andrea Arcoverde; o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Sérgio Fonseca; a Defensora Pública Geral da Paraíba, Madalena Abrantes; a juíza auxiliar da Presidência do Poder Judiciário Estadual, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá; a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, jornalista Naná Garcez; diretora-geral da Acadepol, delegada Maísa Felix; o superintendente do Detran, Isaías Gualberto; a delegada-geral adjunta, Cassandra Guimarães, dentre outras autoridades.
O secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, deu ênfase a união das forças de segurança da Paraíba que têm evoluído nos últimos anos, trabalhando em parceria e, com esse alinhamento, tem-se obtido resultados positivos para a sociedade paraibana.
O secretário executivo da Seap, policial penal João Paulo Barros, também destacou a importância da integração entre as polícias e deu ênfase a inserção da Polícia Penal da Paraíba no projeto de integração das forças de segurança.
A juíza Andrea Arcoverde declarou ser muito grata em trabalhar na Vara de Execução Penal. Destacou ainda que a Seap tem evoluído muito investindo na capacitação dos policiais penais e demais servidores e que colocou como diretrizes a valorização e a dignidade da pessoa humana.
O presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Sindseap), Manoel Leite e o presidente da Associação dos Policiais Penais da Paraíba, Wagner Falcão, em suas falas, evidenciaram lutas e avanços da categoria nos últimos anos e destacaram o empenho que o secretário João Alves tem tido na interlocução com governador João Azevêdo.
Da cerimônia realizada no Centro Estadual de Centro Estadual de Formação de Professores, em Mangabeira, João Pessoa, constaram ainda a apresentação do Coral Vozes para Liberdade, formado por reeducandos do presídio Sílvio Porto; o lançamento do livro Seap 95 anos; exposição de telescópios feitos por reeducandos da cadeia de Esperança; artesanato e exposição de livros escritos por servidores da secretaria.
A solenidade teve a participação de dezenas de policiais penais incluindo diretores e diretoras de unidades prisionais, além de funcionários administrativos.
Fotos: Josélio Carneiro/ Leydiane/Seap e Roberto Marcelo / Ascom Defensoria Pública Estadual
Mín. 22° Máx. 25°