Uso da Inteligência Artificial no desenvolvimento das atividades e cuidados que devem ser adotados no ambiente digital. Estes foram os assuntos abordados na palestra “Desenvolvimento Tecnológico Consciente: a interface da tecnopolítica”, ministrada pela pesquisadora e designer Schaira Vitória nesta quinta-feira (7). Participaram deste encontro, servidores dos diversos setores da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Na ocasião, Schaira esclareceu dúvidas dos servidores em relação à utilização do ChatGPT e da Inteligência Artificial.
A intenção foi chamar a atenção dos trabalhadores para a interação no uso das ferramentas tecnológicas com a sociedade, e de como esse espaço precisa ser mais democrático e ético. De acordo com ela, é uma boa oportunidade para discutir este tema entre jornalistas e outros profissionais da comunicação. “Construir essa rede de apoio, para que a gente pense a tecnologia de uma maneira consciente, de uma maneira sustentável, e conseguir passar esse conhecimento para outras pessoas, consequentemente, expandir a rede e esse conhecimento ficará cada vez mais forte”.
Segundo ela, as companhias precisam adotar políticas internas para um compartilhamento responsável e consciente de informações, no combate a divulgação de notícias falsas. “As grandes empresas estão criando espaços, dando passos para que isso aconteça. As companhias que pensam nessa perspectiva, que implementam isso no dia-a-dia, têm sucesso”.
Schaira considerou esta, que foi sua primeira palestra para uma categoria profissional, uma troca de experiência enriquecedora. “Eu sei sobre o tema, mas, também é importante saber escutar outras pessoas, agrega muito para mim e para elas. A escuta ativa é enriquecedora, é ótima”.
Repórter Anderson Oliveira/GOVBA
Mín. 22° Máx. 25°