A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), entregou mais uma lixeira subterrânea para a área da costa do município nesta quinta-feira (21/12). O equipamento instalado na Rua da Peixaria, em Guarajuba, soma-se às já existentes, localizadas em Jauá e Arembepe e chega para reforçar a eficiência no acondicionamento tanto do lixo orgânico, produzido nas praias, quanto dos resíduos oriundos dos domicílios situados na região.
Para o prefeito Elinaldo Araújo, a entrega do 3º contentor subterrâneo do município é um incremento para manter o estado de salubridade na região e representa o compromisso da gestão municipal em conservar a cidade, sobretudo, as praias, ainda mais bonitas e limpas. “Isso pra gente é muito importante, porque é uma resposta à preocupação do nosso governo com a melhoria das condições e da qualidade de vida das pessoas”, disse o chefe do Executivo.
A titular da Sesp, Arlene Rocha, disse que o trabalho de dar continuidade em manter Camaçari limpa, não para e que novas lixeiras subterrâneas estão vindo por aí. “Fico muito feliz em entregar aos munícipes mais um equipamento desse porte. Já temos em Jauá e Arembepe. E, agora, estamos colocando esse aqui em Guarajuba. As próximas serão em Barra do Jacuípe e Itacimirim”, revelou a secretária.
A lixeira subterrânea é equipada com tecnologia de ponta. O contentor soterrado é constituído por três caixas de polietileno de alta densidade (PEAD) e metal com elevada capacidade, que acondiciona até 6 metros cúbicos (m³) de material, sendo o armazenamento individual, por box, de 2 m³.
O dispositivo soterrado permite a acomodação isolada e segura de resíduos. Mesmo o equipamento não produzindo odores e impossibilitando o contato com animais, durante a alta estação a coleta acontecerá duas vezes por dia.
A Sesp reforça também que na limpeza dessas lixeiras são utilizados caminhões adaptados com mecanismo hidráulico, o que permite a retirada dos resíduos com mais eficiência.
Mín. 22° Máx. 25°