O verão já chegou e, com ele, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), volta a ressaltar o papel que o frequentador das praias da costa camaçariense tem na manutenção da limpeza das praias, sobretudo durante a alta estação. Com a atuação de forma conjunta é possível manter essas áreas livres de resíduos para, assim, propiciar uma experiência satisfatória a todos os que buscam os ares do litoral como lugar de promoção à saúde e de qualidade de vida.
A Sesp ressalta a importância de se ter sempre à mão saquinhos, destinados ao descarte de pequenos volumes, como medida simples e de grande impacto para manter o ambiente da praia organizado e limpo. Depois de cheios eles devem ser descartados em lixeiras e/ou papeleiras apropriadas, dispostas nos calçadões ao longo da costa, cujo conteúdo será recolhido pelos agentes de coleta da pasta, nos horários de circulação do caminhão.
Segundo a secretaria, o volume de resíduo recolhido durante a alta estação cresce 12%, o que, infelizmente, inclui o coletado diretamente nas areias das praias do município. A pasta, por sua vez, reforça o serviço de limpeza dessas áreas, aumentando em 100% a coleta realizada na costa. Em vez de uma vez por dia, como acontece regularmente, o caminhão de coleta circula duas vezes nessas localidades praianas, dentro de 24 horas.
A fim de reforçar a limpeza da costa do município, a Sesp utiliza tratores mecanizados, equipados com carreta reboque que transportam os resíduos ensacados. De segunda-feira a sábado é feita coleta na areia da praia com equipamento do tipo Gamma Cobra, que serve para cessar o material da praia para fazer uma limpeza mais fina. Nos calçadões e escadarias de acesso à praia, a Sesp utiliza soprador para remoção da areia que se deposita nesses locais, seja por ação do vento ou de outro agente.
Contentores soterrados instalados em Jauá, Arembepe e Guarajuba reforçam a estrutura dos dispositivos de limpeza no município, cujo armazenamento é feito em caixas de polietileno de alta densidade (PEAD). Também são utilizadas limpadoras de praia de médio porte, conjugadas à ação de agentes de limpeza que fazem a apanha de forma manual, diretamente nas praias ou alimentando o caminhão de coleta.
Mín. 22° Máx. 25°