Transformar o Piauí no estado mais digital do Brasil é uma das metas mais importantes do Plano de Governo de Rafael Fonteles. Para isso, já no primeiro ano de gestão, todos os órgãos do Governo do Estado estiveram envolvidos em reuniões de monitoramento marcadas pela inovação digital e um modelo de gestão transparente e comprometido com os resultados.
O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, comandou as reuniões ao lado de Marcelo Nolleto, secretário de Governo, estreando um novo modelo de governança. "Foram reuniões individuais da Seplan e Segov com cada uma das setoriais que têm responsabilidade com os 176 compromissos do Plano de Gestão", explicou o gestor.
Os gestores têm como aliada a plataforma digital que vai simplificar a supervisão e acompanhamento dos objetivos e metas do governo estadual. O sistema é um painel personalizado (dashboard) para exibição de informações em tempo real, e pode ser acessado pelos secretários e pelo governador em qualquer dispositivo móvel, como o celular.
"Por meio dessa plataforma, é possível ter uma visão em tempo real, por meio dos painéis e gráficos, de todas as atividades, projetos, dados e políticas públicas em andamento no estado", explicou André Macedo, superintendente de Transformação Digital da Seplan e que integra o Conselho Técnico de Transformação Digital do Estado.
A Seplan tem o papel de apoiar os projetos de transformação digital de cada órgão, desde o planejamento até o monitoramento. "Colocamos à disposição dos secretários e equipes técnicas, ferramentas de monitoramento das ações de gestão, obras e políticas públicas", acrescentou Bonfim. "É uma forma de aperfeiçoar os mecanismos de entrega do Estado, aumentando a eficiência e os benefícios à população".
Gov.pi Cidadão: serviços na palma da mão
Em agosto, o Governo do Piauí deu mais um passo importante no programa de transformação digital do Estado. A plataforma Gov.pi Cidadão foi lançada, apresentando a todos os piauienses o aplicativo que muda de vez a realidade do acesso a serviços públicos.
Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), o aplicativo foi disponibilizado para download gratuito e passou a ajudar milhares de piauienses no acesso a oferta de serviços públicos sem sair de casa. Com o celular, tablet ou computador, os cidadãos já têm acesso a 53 serviços, de pelo menos 10 órgãos do governo, de forma rápida e em um ambiente virtual seguro.
A adesão da população ao serviço online reduz as filas de atendimento e integra os serviços públicos oferecidos pelo estado a outros órgãos e poderes, como prefeituras e empresas privadas.
O Gov.pi Cidadão chegou a 34.905 downloads (android e IOS) e 26.305 contas criadas na plataforma de governo digital. Nos primeiros dias do mês de dezembro, o Gov.pi Cidadão já registrou quase 1.500 novas contas na plataforma. A tamanha busca revela o interesse dos piauienses em dispor dos serviços públicos com rapidez e agilidade, por meio de plataformas digitais. A aba Meus Veículos e Minha CNH aparecem como os serviços mais buscados pelos cidadãos.
O secretário Washington Bonfim destacou que a nova plataforma responde a dois principais eixos do Plano de Governo: a melhoria do serviço público e a transformação digital, marca desta gestão. "Em junho lançamos a plataforma Gov.pi Empresas, que melhorou o ambiente de negócios no estado, e em agosto finalizamos o programa de Orçamento Participativo, o OPA, todo executado de maneira digital", relembrou o gestor. "A transformação digital tem que fazer mudanças significativas na vida das pessoas", observou Bonfim.
O aplicativo Gov.pi Cidadão está disponível para download nos sistemas iOS (Apple Store) e Android (Play Store). Basta acessar a loja do seu celular e baixá-lo de forma gratuita.
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