O ano de 2023 foi um marco na oferta de cursos de capacitação para policiais penais e servidores administrativos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB). Em 2024 os investimentos em recursos humanos terão novo impulso com formações ministradas pela Seap por meio da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB).
Dentre os cursos previstos está de APH Tático. O assunto foi tratado em reunião realizada na Seap entre o chefe de gabinete Tércio Chaves, o assessor de gabinete Rodrigo Nóbrega, e o diretor operacional do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), Dinamerico Cardim.
APH Tático é um curso preparatório sobre os protocolos e ações a serem tomadas em ambiente hostil e/ou onde o profissional se vê em situação de risco, seja em um ambiente aberto ou fechado. Serão adotadas as diretrizes do protocolo mundial de APH Tático TCCC. APH Tático é dissidente do Tactical Combat Casualty Care (TCCC ou TC3), que são as diretrizes militares dos Estados Unidos para o suporte de vida de trauma na medicina de combate pré-hospitalar, projetada para reduzir as mortes evitáveis enquanto mantém o sucesso da operação.
De acordo com o diretor operacional do GPOE, Dinamerico Cardim, a Seap pretende estender o curso para todas as regiões, contemplando as unidades prisionais da capital ao interior. Segundo ele o secretário João Alves tem incentivado a capacitação permanente dos policiais penais.
O APH Tático é instituído pela SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública e aqui na Paraíba já foi ministrado para o sistema prisional no curso do CEITEP – Curso de Escoltas e Intervenção Tática em Estabelecimentos Penais.
Ascom / Seap
Mín. 22° Máx. 25°