Os investimentos em mobilidade urbana no município não pararam de acontecer em 2023. As ações abrangeram uma ampla gama de serviços, incluindo pavimentação, construção de pontes, melhorias em ruas e uma série de intervenções corretivas e preventivas, que visam otimizar o tráfego na cidade. Os esforços, realizados pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), desempenharam um papel crucial na manutenção, aprimoramento e progresso da cidade.
Ao longo do ano, mais de 30 pavimentações foram consolidadas, resultando em aproximadamente 9 mil metros (m) de malha asfáltica e 9.540 metros quadrados (m²) de novos passeios. As melhorias beneficiam diretamente os moradores de bairros como Cristo Redentor, Parque Verde, Parque Verde II, Camaçari de Dentro, Nova Aliança (Phoc I), Verdes Horizontes, Loteamento Montenegro, Sol Nascente e Burissatuba, na sede, Areias, Jauá, Barra do Jacuípe, além dos distritos de Abrantes e Monte Gordo, na costa do município.
Em 2023, a secretaria também realizou intervenções em passeios danificados visando evitar situações de risco à população, abrangendo áreas, como os bairros Tancredo Neves (Phoc II), Nova Vitória, Gleba B, Mangueiral, Lama Preta, Jardim Limoeiro, Natal, Parque Satélite, Gleba C, Bairro dos Quarenta e Seis, Alto da Cruz e Parque Real Serra Verde, na sede, além de Arembepe, Vila de Abrantes, Catu de Abrantes e Itacimirim, na costa.
Para garantir segurança viária e boas condições de trafegabilidade, a Seinfra executou 712 serviços de tapa-buracos, removendo material danificado e corrigindo avarias e buracos na pista para receber a nova malha asfáltica. Além do mais, houve intervenções de melhoramento em 103 vias que não possuíam pavimentação, realizadas através do serviço de patrolamento, que consiste no nivelamento e na compactação do solo de chão batido/terra, com máquina de terraplanagem. O objetivo é facilitar o trânsito e promover um deslocamento mais eficiente à população, mantendo o compromisso de aperfeiçoar a circulação e a mobilidade urbana dos munícipes.
A pasta também deu continuidade às obras do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários no bairro Burissatuba. A atual fase das melhorias concentra-se na execução da pavimentação asfáltica de mais vias da comunidade, a exemplo das ruas dos Prazeres, da Vitória, Projetada 1 e 15, da Prainha e Conquista. Serviços de passeios, meio-fio e a implantação de uma ciclovia também serão incluídos, promovendo maior segurança e acessibilidade aos moradores da região.
O programa representa um investimento substancial que ultrapassa o valor de R$ 14 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) do Governo Federal, através da Caixa, que engloba a entrega de 250 moradias, sendo que 12 unidades já foram entregues aos proprietários. Em junho deste ano, mais 183 imóveis foram disponibilizados para a população. Futuramente, está prevista a entrega de mais 55 habitações, juntamente com a conclusão dos quiosques, praça, quadra e centro comunitário, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro. O acompanhamento social da iniciativa é realizado pela Secretaria da Habitação (Sehab).
Outros empreendimentos deste ano se relacionam com as edificações de pontes no município, com a finalização dos serviços na Rua do Toco, a concretização dos blocos de estrutura do equipamento na Avenida Rio Camaçari, e o início da construção da ponte com alicerce em madeira de lei, com vão de 280 m de extensão, que liga a localidade de Areias à comunidade Piabas, situada na zona rural de Arembepe. Incluindo ainda as obras de requalificação da Avenida Concêntrica, que interliga e percorre os bairros Camaçari de Dentro, Alto da Cruz e Gleba B. Composta por 2.800 m de extensão, a via já recebeu obras de passeios com acessibilidade, meio-fio, drenagem e segue com pavimentação, paisagismo e sinalização viária.
Estas ações dedicadas à mobilidade urbana, realizadas pela administração municipal, têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento, valorizar as comunidades e os imóveis situados nos referidos locais, além de promover a qualidade de vida e o bem-estar da população, contribuindo para o crescimento econômico e social de Camaçari.
Para serviços de manutenção ou outras solicitações, a comunidade pode entrar em contato com a Seinfra pelos telefones (71) 3644-9706 ou (71) 3644-9709, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mín. 22° Máx. 25°