O bem-estar e, principalmente, a segurança dos servidores e populares em geral sempre foi, e continua sendo, uma prioridade no governo Gladson Cameli. Prova disso é o início da construção do muro de contenção no terreno do prédio da Rádio Aldeia de Comunicação. A obra que está sendo realizada pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) iniciou já na terça-feira, 2, após o feriado da virada de ano.
“Estamos promovendo melhorias em diversos setores do Juruá. As obras de infraestrutura valorizam os servidores e acolhem as pessoas que precisam do serviço público, seja no Sistema Público de Comunicação, Educação, Saúde ou Segurança Pública. A realização das licitações na própria região também contribui para acelerar o desenvolvimento das cidades. Oportunamente, ressalto que a secretária de Comunicação, Nayara Lessa, tem realizado um trabalho importante ao fortalecer as rádios, que faz a informação alcançar os lugares mais distantes destes municípios”, frisou o titular da pasta, Ítalo Lopes.
A ordem de serviço para a construção do muro de muro de arrimo da rádio, foi dada a empresa contratada por meio das licitações abertas no Juruá em novembro de 2023. A previsão é de que a obra completa seja entregue em um curto espaço de tempo, cerca de 45 dias.
De acordo com o coordenador regional do Núcleo da Seop no Juruá, Valdecir Simão, a obra é uma garantia de segurança tanto aos servidores quanto aos populares que utilizam a via. “É uma questão de segurança. Esse é um trabalho que estamos correndo contra o tempo para concluir, até mesmo para aproveitar o período de estiagem aqui na nossa cidade”, disse.
Uma obra tão grande requer o fechamento de parceria com outras secretarias. Uma dessas parcerias firmadas pela Seop, foi com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (Semtrans). É importante que haja esse alinhamento visto que a Avenida 28 de Setembro, endereço onde está localizado o prédio da rádio, é uma das vias mais movimentadas do município.
Para o secretário da Semtrans, Jonas Torres, a parceria entre Estado e Prefeitura é importante para que a segurança de todos seja garantida no decorrer da obra. “A 28 de Setembro é uma das principais vias da nossa cidade, que dá acesso ao centro. Em toda intervenção importante como essa, que mexe no trânsito, nós fazemos um estudo criterioso para que o condutor possa se deslocar com tranquilidade”, disse.
No que diz respeito ao desenvolvimento de infraestrutura, o Juruá tem sido um verdadeiro canteiro de obras. Além da construção do muro de contenção da Rádio Aldeia, a Secretaria de Obras também tem atuado na reforma do 4° Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (BEPCIF) de Cruzeiro do Sul, que passará por uma revitalização desde o piso até o telhado, passando pela parte elétrica e hidráulica. A obra está avaliada em mais de R$ 1,3 milhão.
A Unidade Mista de Saúde da Comunidade Santa Luiza também está sendo revitalizada. A reforma beneficiará os 20 mil pacientes que são atendidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Com um investimento de R$ 1,2 milhão a Casa da Mulher Brasileira também é um importante avanço estrutural e social para o Juruá; a obra que está em fase de finalização recebeu a instalação de sistema de tanque séptico e filtro anaeróbico, sistema elétrico e de drenagem pluvial, instalação hidrossanitária, construção de cisterna, muro de proteção e cobertura.
Além das obras em andamento, há aquelas em fase de licitação: cobertura do Mercado Municipal Joãozinho Melo, piscina do Corpo de Bombeiros e a ponte que ligará a Avenida Coronel Mâncio Lima a Avenida Copacabana.
Importante lembrar que as licitações do Juruá serem abertas em Cruzeiro do Sul foi um pedido pessoal do governador Gladson Cameli, a decisão fomenta a economia local gerando emprego e facilitando no certame, já que as empresas não mais precisarão se deslocar até Rio Branco.
“Na próxima semana já estará sendo abertos esses processos licitatórios aqui em Cruzeiro do Sul e todas as empresas que estiverem aptas a participar, os editais estão disponíveis no site da Seop e no núcleo aqui do Juruá”, explica Simão.
Acompanhe os editais de licitação pelo site daSecretaria de Obras Públicas.
Mín. 22° Máx. 25°