As primeiras edições do Cras na Comunidade de 2024 foram realizadas nesta quarta-feira (24/1). Simultaneamente, a iniciativa contemplou as localidades Jordão e Cancelas, ambas situadas na zona rural do distrito de Monte Gordo. O projeto é promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).
Na oportunidade, foram oferecidos serviços, como escuta qualificada, com a equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Monte Gordo, e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além disso, houve também a distribuição de absorventes higiênicos, através do Programa de Combate à Pobreza Menstrual. O atendimento aconteceu nas associações de moradores das referidas localidades.
A titular da Sedes, Reni Oliveira, pontuou que a finalidade da ação é atender as demandas dos munícipes que residem nas localidades mais distantes. “Hoje demos início às ações do Cras na Comunidade deste ano. Trouxemos os serviços para a zona rural de Monte Gordo, porque tanto Jordão quanto Cancelas são muito distantes do Cras do distrito. Então, nós temos a responsabilidade e o compromisso de atender as demandas de toda a população, sobretudo as que residem em áreas afastadas”, falou.
Em Jordão, a dona de casa Maiane Santos, 32 anos, buscou atendimento para consultar o Número de Identificação Social (NIS) do filho. “Eu fui matricular meu filho, e a escola cobrou o NIS. Como o pessoal da Sedes veio hoje, já aproveitei para pegar. Senão, eu teria que ir lá no centro de Monte Gordo resolver isso”, disse.
Já em Cancelas, a agricultora familiar, Silvana do Vale, 44 anos, aproveitou para atualizar o CadÚnico. “O meu cadastro vai vencer em março. Aproveitei logo para atualizar aqui mesmo na minha comunidade, sem agonia, sem precisar me deslocar. Assim, facilitou bastante”, concluiu.
A Sedes informa que as próximas localidades a receber o Cras na Comunidade serão divulgadas em breve.
Mín. 22° Máx. 33°