A cidade de Ibotirama convivia com duas expectativas que foram atendidas nesta sexta-feira (26): a chuva e receber os serviços de saúde e cidadania da Feira Saúde Mais Perto, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia.
Como a água causou alguns transtornos para quem queria ser atendido, a Feira, que iria até esse sábado (27), mas foi prorrogada até domingo (28). “A depender das condições climáticas a gente pode estender até terça-feira (30). Se mesmo assim, não der, a gente volta aqui em Ibotirama em breve trazendo a Feira”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. A titular da Sesab esteve no local nesta sexta acompanhada do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito Laércio Santana.
“Quem passou pela triagem hoje (sexta) e quis ir para casa, vai poder vir domingo sem problema algum. Todo mundo vai ser atendido”, garantiu Edvaldo Gomes, coordenador da Feira. A organização disponibilizou carros da Sesab para auxiliar no deslocamento de pacientes com mobilidade reduzida que tinham dificuldade para transitar na Praça Ives de Oliveira.
O evento em Ibotirama marca o início do segundo ano da Feira Saúde Mais Perto. O primeiro aniversário foi comemorado pelo governador, pela secretária e pela organização com um bolo comemorativo e, claro, os parabéns. “A gente fica feliz de ver o povo sendo cuidado, e cuidado com um ótimo serviço”, declarou o governador.
Quem foi atendido concordou com Jerônimo. As pescadoras Flávia Brito e Fabiana Bonfim vieram do distrito de Passagem e estavam muito contentes. “A gente veio de longe e o atendimento está muito bom, muito especial”, disse Fabiana, que passou pelo serviço de Odontologia e realizou ultrassonografia (USG) da tireoide. “Melhor a chuva que o sol quente”. Já Flávia também passou pelo dentista e complementou a ida à Feira com uma USG abdominal e um eletrocardiograma. “Muito boa mesmo essa feira, já muito tempo que eu queria fazer esses exames e não conseguia”, contou.
Carlito Silva, trabalhador da construção civil, aguardava para fazer um exame de próstata e elogiou o atendimento. “Está tudo muito bom, estou só aguardando o médico me chamar”, afirmou. A agente de serviços Márcia Eveline comemorou a oportunidade. “Muita gente precisa, não tem dinheiro para pagar um particular, acha uma oportunidade dessa… não pode perder”, disse ela, que realizou diversos exames. “Está sendo ótimo para a cidade, com tantos serviços diferentes”.
Serviços
Até domingo foram realizados cerca de oito mil atendimentos na Feira Saúde Mais Perto de Ibotirama. A população da região teve acesso a consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento (Yag Laser), atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.
Também foi possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais, além de triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical. Também foi oferecido serviço de emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade (necessário a certidão de nascimento ou casamento original e em bom estado junto com duas fotos 3×4 recente), totalmente gratuito, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais.
Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.
Fonte: Ascom/Sesab
Mín. 22° Máx. 33°