O projeto de requalificação do Centro Histórico de Camaçari foi apresentado durante reunião nesta terça-feira (30/1), oportunidade em que também foram discutidas as tratativas para início das obras, que contará com investimento total de R$ 14.300.867,27. Ainda esta semana devem ser iniciados os primeiros serviços, compreendendo a instalação de tapumes em parte da Praça Primeiro de Maio.
Além do equipamento, as intervenções, que serão feitas por etapas, contemplarão as praças Abrantes e Desembargador Montenegro, além da Avenida Getúlio Vargas e das ruas da Bandeira, Adelina de Sá e Santa Bernadete. O projeto integra aspectos para a promoção da acessibilidade, como calçamentos sem mudança de nível, bicicletários, novo parque infantil, academia da saúde, espaços mais arborizados, ampla iluminação, dentre outros.
O vice-prefeito, José Tude, destacou que a requalificação será feia com todo cuidado, e mantendo o diálogo constante com a comunidade. “A fim de gerar o menor impacto possível aos comerciantes e a toda população. Estes são importantes espaços, que darão vida à nossa cidade”, afirmou.
O subsecretário da Infraestrutura, Antônio Almeida, ressaltou ainda as intervenções que serão feitas nas vias. “Serão totalmente requalificadas, com serviços de esgotamento, drenagem, pavimentação asfáltica e nos passeios. Uma grande obra de recuperação do Centro, impactando na economia local”, disse.
Para o coordenador de Patrimônio da Secretaria da Cultura (Secult), Átila Borges, a requalificação do Centro Histórico representa um momento importante para o município. “Demonstra o olhar de atenção da administração municipal com a cidade, especialmente por esta ser uma parte de Camaçari muito, intimamente, ligada com a nossa história. Será um marco”, enfatizou.
Os recursos para a requalificação derivam de convênio entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secult, e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. As obras serão realizadas através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), com contrato de execução de 12 meses.
Ainda participaram do encontro, que aconteceu na sala de reunião da Seinfra, representantes das equipes técnicas da Secult e da Seinfra.
Mín. 22° Máx. 25°