Nesta quinta-feira (1º/2), a Comissão de Acompanhamento às Obras (CAO) de Requalificação e Urbanização de Itacimirim se reuniu para discutir detalhes sobre o progresso das intervenções. O encontro, realizado na Eco Pousada Coco Dendê, localizada na costa de Camaçari, proporcionou um diálogo direto entre os membros do grupo e os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.
Coordenada pela equipe social do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, a reunião abordou aspectos cruciais das obras, bem como prazos e detalhes sobre as execuções realizadas pela prefeitura, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
Jeferson Marinho, novo coordenador geral da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) e diretor de obras da Seinfra, foi o responsável pela apresentação do andamento dos serviços. Na ocasião, ele detalhou as próximas etapas, destacou os avanços significativos, e ressaltou a importância do encontro, afirmando que, “é uma oportunidade para tirar dúvidas, fazer solicitações e explicar sobre os avanços da obra e os próximos passos do cronograma. Estabelecemos um bom ritmo, e estamos tentando progredir ao máximo”. O coordenador ainda falou sobre o serviço de duplicação da ponte da Ilha do Meio, informando que terá um bloqueio mais parcial e cuidadoso, respeitando as normas ambientais, realizando a limpeza na Lagoa das Virgens e mantendo o fluxo da água no decorrer das obras.
Durante o encontro, os membros da comissão, escolhidos para dar voz aos diversos setores da comunidade, como comércio, segurança, moradores, meio ambiente, esporte e pescadores, participaram do diálogo com representantes de diferentes órgãos, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e a Concremat – empresa executora dos serviços –, para esclarecer dúvidas, apresentar solicitações e assegurar a transparência dos serviços à comunidade.
Visando fortalecer ainda mais a comunicação com os moradores, o programa social também possui o Plantão Social de Itacimirim, que acontece na Associação de Pescadores da localidade, todas as quintas-feiras, das 9h às 12h. Coordenado pela equipe social da Seinfra, o canal de comunicação visa ouvir as opiniões, esclarecer dúvidas e receber o retorno direto dos moradores a respeito das intervenções.
As obras de Requalificação e Urbanização de Itacimirim, inseridas no Projeto Caminhos do Mar, visam proporcionar conforto à comunidade, melhorar as condições de trafegabilidade e modernizar os ambientes. Com um investimento superior a R$ 39 milhões, o projeto abrange a requalificação da pavimentação, aprimoramentos na drenagem, mais de 20 mil metros quadrados (m²) de passeios, 6.400 m² de ciclovia, ciclofaixa, bicicletário, deck em madeira, iluminação em LED, paisagismo e sinalização.
Além disso, os serviços contemplam as áreas de lazer com academia ao ar livre, parques infantis, quiosques comerciais, sanitários e estruturas para pessoas com deficiência (PcD). As benfeitorias contemplam desde a entrada da localidade até a praia, incluindo os acessos à Foz, Ilha do Meio e à região da Lagoa das Virgens.
Mín. 22° Máx. 25°