Em celebração ao Dia do Trabalhador, a Secretaria da Educação (SEC) está realizou, na quarta-feira, 1º de maio, no Farol da Barra, uma série de ações e prestação de serviços voltados para a promoção da Educação. O evento, aberto ao público, integra a ação do Governo do Estado para valorizar e reconhecer a importância dos trabalhadores.
A secretária da Educação do Estado em exercício, Rowenna Brito, ressaltou a importância da participação da SEC no evento. “Neste dia 1º de maio, festa dos trabalhadores, a Secretaria da Educação está aqui, nesta ação do governo, com um estande, oferecendo várias atividades, como a inscrição de trabalhadores e estudantes que não concluíram os ensino fundamental ou médio, no tempo adequado da vida deles, no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Estamos, aqui, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a educação desses trabalhadores”.
Isabela Rodrigues, 21 anos, que veio ao evento em busca de uma vaga de emprego, aproveitou para realizar a sua inscrição no Encceja. “Esta iniciativa é essencial. Muita gente aqui precisa de um trabalho e, para isso, precisamos ter o nosso ensino completo. Trazer os programas da secretaria para cá foi uma das melhores coisas deste evento”.
Serviços
A SEC está oferecendo diversos serviços, incluindo inscrições para o Encceja, direcionada para aqueles que não concluíram os ensino fundamental ou médio na idade adequada. Também estão disponíveis orientações sobre as ofertas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) nas escolas estaduais; divulgação de cursos de educação profissional; informações sobre o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP) e orientações sobre como participar dele. Além disso, um Aulão de Ginástica Laboral foi oferecido para promover o bem-estar e a saúde dos participantes. A oferta destes serviços, de acordo com a SEC, demonstram o seu compromisso em proporcionar oportunidades educacionais para todos os trabalhadores e trabalhadoras da Bahia.
O assessor Especial da SEC, Manuel Calazans, enfatizou como esta ação contribui para a capacitação de trabalhadores baianos. “É estratégico que estejamos aqui fazendo esse trabalho de conscientização, visando o retorno desses trabalhadores que não têm a escolarização completa à escola. Sabemos que para garantir que o trabalhador esteja no mercado de trabalho e tenha empregabilidade, é fundamental ter uma boa educação e um bom currículo escolar, e é isso que estamos fazendo aqui: garantindo que muitos alcancem este objetivo”.
Fonte: Ascom/SEC
Mín. 22° Máx. 33°