Nesta quinta-feira (2), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou a eleição do Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Lagoas de Guarajuba e Rio Capivara que definirá os representantes que irão compor o Conselho Gestor das APAs para o biênio 2024-2026. A reunião ocorreu em Guarajuba, distrito de Camaçari, e foi marcada pela participação da comunidade, sociedade civil organizada, entidades ambientais e do poder público. Durante o encontro, foram escolhidos os representantes de cada segmento social.
“Esse processo eleitoral representa um marco para a gestão ambiental na região. Através dos novos representantes, a comunidade terá voz ativa na definição das políticas e ações voltadas para a preservação desse importante patrimônio ambiental”, explicou Luís Cláudio Correia, representante do Inema e gestor das APAs. Ele ressaltou, ainda, que a participação da sociedade civil e dos empreendedores locais é fundamental para garantir a sustentabilidade e a conservação dessas áreas.
Durante a eleição, Jakson Oliveira, da Diretoria de Sustentabilidade e Conservação do Inema, detalhou que o processo eleitoral iniciou com a publicação do edital no Diário Oficial. O conselho será formado por entidades da sociedade civil, empreendedores locais e representantes do poder público, totalizando dez vagas para cada segmento. Ele também lembrou que todos os segmentos foram convocados para participar do processo eleitoral.
“Após a eleição, os membros do conselho serão oficializados por meio de uma portaria e terão até trinta dias para assumir seus cargos. Está prevista a realização de reuniões de capacitação, visando preparar os novos conselheiros para as responsabilidades do cargo e para atuarem de forma eficaz na gestão das APAs. O mandato inicial é de dois anos, garantindo continuidade e estabilidade na condução das políticas ambientais na região”, explicou Oliveira.
O conselho gestor eleito terá a responsabilidade de tomar decisões estratégicas para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais da região. Entre suas atribuições estão a elaboração e aprovação do Plano de Manejo, que guiará as ações de preservação e uso da área, além de monitorar e fiscalizar as atividades desenvolvidas na APA, garantindo que estejam conforme as diretrizes estabelecidas.
Área de Proteção Ambiental (APA)
A APA Lagoas de Guarajuba, com uma área de 230 hectares, está localizada em Camaçari. Ela compreende a região conhecida como Lagoas de Guarajuba e toda a porção de terreno situada entre a BA-099 (Estrada do Coco) e a Plataforma Continental interna. É uma das áreas úmidas mais importantes do Litoral Norte. Serve como tampões hidrológicos para reservatórios subterrâneos, além de mitigar os efeitos da poluição do ar e da água. Também funciona como habitat e área de reprodução para aves migratórias, jacarés, sucuris e outras espécies.
Já a APA Rio Capivara, também localizada em Camaçari, é delimitada ao Norte pelo rio Jacuípe e a leste pelo Oceano Atlântico. Essa área abriga ecossistemas extremamente frágeis, associados a terraços marinhos e terras úmidas, conferindo-lhe um significado ambiental e paisagístico expressivo. Nela estão presentes rios, lagos, brejos, manguezais, restingas arbóreas e arbustivas, além de cordões de dunas estacionárias.
Fonte: Ascom/Inema
Mín. 22° Máx. 33°