A sexta-feira (3/5) chegou com tudo para algumas famílias camaçarienses. Isso porque, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Aesau), realizou o processo pré-operatório de mais 60 crianças que serão operadas através do Centro de Cirurgias Eletivas (CCE).
Destas, 30 são cirurgias pediátricas diversas, e as outras 30 são crianças que estavam na fila de espera da regulação estadual, algumas, inclusive, há cinco anos, aguardando para a realização de cirurgia otorrino pediátrica.
O secretário da Saúde, Luiz Duplat, ressaltou que uma das principais marcas da gestão do prefeito Elinaldo Araújo tem sido cuidar das pessoas. Nunca se investiu tanto, com recursos próprios, em cirurgias eletivas e pediátricas em nosso município. Somente nesta gestão já foram realizadas mais de 8 mil cirurgias eletivas. Sendo quase mil pediátricas”, ressaltou.
Eduarda de Oliveira, mãe da pequena Angel Vitória, não continha a alegria e a ansiedade, pois a filha estava na longa fila da regulação estadual esperando pela cirurgia otorrino pediátrica, que agora será realizada pela Sesau. “A espera foi longa, mas graças a Deus, agora, está acontecendo tudo rápido. Estou muito feliz, pois a operação dela vai ser realizada”.
A mãe de Enzo Matos, Karyane Santos, fez questão de destacar a importância da cirurgia para que seu filho possa ter uma melhor qualidade de vida. “Hoje é meu aniversário e não teria melhor presente a receber do que essa cirurgia, que irá proporcionar mais saúde ao meu filho”.
A diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, esclarece que este é um trabalho de continuidade na gestão da saúde do município. “Pois, na história da nossa cidade, nunca tivemos um governo que investiu tanto empenho e recursos financeiros na realização de cirurgias eletivas, principalmente, pediátricas”.
Elba Brito ainda informou que, “o processo das cirurgias continuará conforme era feito desde a criação do Sesau Fila Zero, projeto exitoso que desencadeou na implantação do CCE, uma unidade de saúde voltada ao cuidado integral ao paciente cirúrgico. Dessa forma, tranquilizo as famílias, que não estão com seus filhos aqui hoje, mas que aguardam pela cirurgia também, que logo logo chegará a vez deles”.
Mín. 22° Máx. 33°