A Zanlorenzi Bebidas recebeu um aporte de R$39 milhões para impulsionar seus projetos de inovação e sustentabilidade. O valor foi assegurado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com a colaboração estratégica da Macke Consultoria. A empresa é produtora de mais de 50 rótulos de bebidas, dentre elas os sucos e vinhos Campo Largo. Também produz as marcas Toro, Do Avô, Lunar e Caballo Chileno.
O projeto desenvolvido pela Zanlorenzi tem como objetivo automatizar seus processos, desenvolver novos produtos focados em sustentabilidade e incorporar tecnologias avançadas. Ele amplia a eficiência energética e reduz emissões de CO2. Uma planta modelo em Petrolina (PE) atua como um laboratório para testar e implementar as novas tecnologias que melhoram a segurança alimentar, a produtividade e a sustentabilidade.
A operação de Petrolina teve início em 2021, com atividades focadas no beneficiamento de uvas destinadas à produção de vinhos e sucos. Com o reconhecimento do potencial agrícola e comercial das regiões Norte e Nordeste do Brasil, a empresa lançou o projeto para beneficiar, padronizar, envasar e distribuir seus produtos. Este investimento visa ampliar a presença da Zanlorenzi no mercado e atender à crescente demanda por bebidas de qualidade no país.
O presidente da empresa, Giorgeo Zanlorenzi, destaca o impacto regional do projeto: "De maneira indireta, nossa iniciativa impulsiona toda a região de Petrolina, elevando a demanda por uva e frutas tropicais e, consequentemente, gerando oportunidades e renda para centenas de famílias."
O foco está em adotar automação, robótica, e sistemas de gerenciamento avançados que conectarão todas as etapas da cadeia de valor. A planta em Petrolina tem capacidade de processamento contínuo de 15 toneladas por hora, instalações para estocagem de até 2,5 milhões de litros e capacidade de envasamento de 8.000 garrafas por hora.
A empresa adota sistemas para tratamento de água e geração de energia limpa. Os resíduos sólidos são transformados em adubo orgânico, que é utilizado na produção de uvas da própria companhia, reforçando seu compromisso com práticas socioambientais responsáveis. Além disso, o plano desenvolve novos produtos e melhorias nos processos existentes.
Giorgeo afirma que a Finep teve papel primordial na realização do projeto: “a Finep foi fundamental para nos encorajar a fazer o atual investimento. Com apoio do nosso time de P&D, em conjunto com a Finep, conseguimos desenvolver um projeto que nos permite atender ao mercado interno, mas também ao externo. Vai ser fundamental para caminhar com mais velocidade no nosso planejamento”.
André Maieski, sócio da Macke Consultoria, destaca que os financiamentos governamentais contribuem para a evolução da indústria e do cenário econômico como um todo. “É gratificante colaborar com o financiamento de uma empresa que produz itens que fazem parte do dia a dia do brasileiro, como o suco de uva Campo Largo. Este projeto de inovação reforça não apenas a Zanlorenzi, mas também contribui para a economia nacional”, completa.
Macke Consultoria
Com uma trajetória consolidada de mais de 15 anos no campo de incentivos governamentais para inovação e modernização, a Macke Consultoria já mobilizou mais de R$ 6 bilhões em recursos e incentivos para empresas no Brasil. A Macke dedica-se ao apoio técnico e financeiro de projetos de inovação, alinhando-os às normativas de órgãos de fomento, como Finep e BNDES.
Mín. 22° Máx. 25°