O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) a indicação da diplomata Ana Lélia Benincá Beltrame para o cargo de embaixadora do Brasil em São Vicente e Granadinas ( MSF 26/2024 ). A indicação recebeu 43 votos favoráveis. Houve uma abstenção e não houve nenhum voto contrário.
A relatora da indicação foi a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Seu parecer destaca que Ana Lélia se graduou em direito pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1975, e ingressou no Instituto Rio Branco em 1983. Também ressalta que os últimos cargos que Ana Lélia ocupou foram o de cônsul-geral em Toronto, no Canadá, entre 2016 e 2020, e, desde 2020, o de cônsul-geral no Uruguai.
Antes de a indicação ser apreciada em Plenário, ela foi aprovada no mesmo dia, de manhã, na Comissão de Relações Exteriores (CRE) . Durante sua sabatina nesse colegiado, Ana Lélia afirmou que São Vicente e Granadinas tem importância geopolítica e estratégica por estar na margem marítima antagônica da Amazônia brasileira.
País insular nas Pequenas Antilhas, ao leste do Mar do Caribe, São Vicente e Granadinas é uma monarquia constitucional parlamentarista e tem como base de sua economia o turismo e a agricultura.
A relação diplomática com o Brasil se compõe de acordos nos setores de agricultura, cooperação educacional e cultural e assistência humanitária.
No que se refere ao intercâmbio comercial, dados de 2023 apontam para um fluxo comercial de cerca de US$ 5 milhões, valor esse composto pelo total de exportações do Brasil ao país caribenho, não havendo registro de fluxos de importações significativas.
Mín. 22° Máx. 25°