Os estudantes da rede estadual de ensino estão participando da 16ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), que teve início na terça-feira (26) e prossegue até domingo (1º), na Praça Padre Ovídio, com o tema ‘Sertão e literatura’. O evento, que nasceu da mobilização de educadores em prol de um projeto continuado de formação de leitores, no município de Feira de Santana, promove um encontro entre a sociedade e o universo literário, mediado por múltiplas linguagens, como cinema, música, teatro, circo, dentre outras manifestações complementares.
O estudante Cauã Pereira, que cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Georgina de Melo Erisman, fala sobre a importância do festival para a sua trajetória acadêmica. “O FLIFS é um encontro literário e cultural relevante, pois nele temos a oportunidade de encontrar autores, leitores experientes, novos leitores e contatos com livros que, talvez, só teríamos a chance de conhecê-los pela internet, além das apresentações culturais que constam na programação”.
João Felipe dos Santos, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, também em Feira de Santana, conta que o festival vem cumprindo sua meta de contribuir para estimular a formação de novos leitores. “Ao incentivar a leitura, o evento nos ajuda a ganhar e aprimorar conhecimentos de várias áreas, como a Ciência Humana, através da literatura e da cultura. Estamos tendo a chance de ter acesso a vários livros e a outras atividades interessantes para a nossa formação”.
A Feira do Livro
Festival Literário e Cultural de Feira de Santana é a celebração do livro e da leitura na Princesa do Sertão e foi gestada pelo desejo de educadores em promover discussões e realizar ações voltadas para políticas públicas, garantindo, assim, o acesso de pessoas excluídas do universo literário. A organização do evento destaca que o encontro é uma iniciativa socioeducativa que visa oferecer à população uma diversidade de atividades culturais que tenham o livro como protagonista. A FLIFS reúne crianças, jovens e adultos, propondo entretenimento, lazer, formação e informação em torno da construção de leituras do mundo, a partir da democratização de acesso às diversas linguagens artísticas, como cinema, música, teatro e circo, dentre outras.
Fonte: Ascom/SEC
Mín. 22° Máx. 25°