Tendo como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a Secretaria de Saúde do município, por meio do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou na manhã desta terça-feira (29), uma reunião ampliada para debater o tema.
A reunião teve como público-alvo os representantes sociais, sindicais, gestores, profissionais de saúde, prestadores e pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), que contribuem no fortalecimento do debate sobre políticas e programas que promovam a efetivação do direito à promoção e à proteção à saúde das pessoas trabalhadoras.
A abertura do encontro contou com as falas do atual presidente do Conselho, Adilson Oliveira e também da Secretária da pasta, Adila Morgana, que deu boas-vindas aos convidados e ratificou a importância não só do debate, mas a execução das ações propostas.
“Discutir esse tema é de suma importância para o bem-estar social e físico do trabalhador de todas as áreas. Queremos, a partir dessas ideias, realizar ações de forma preventiva, se antecipar aos problemas para que possamos garantir a saúde de todos”, frisou Adila.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Gêmeos, foi o palestrante da reunião. Ele apresentou documentos que constavam a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), e os desafios para proteger e colocar o trabalhador no centro das discussões de um sistema tão importante quanto o Sus.
“Todo trabalhador deve fazer parte da equipe que compõem aquele ambiente, e não segregar como vem acontecendo. Se fala de equipe médica com médicos e enfermeiros, mas não colocaram o zelador, o motorista…”, exemplificou.
Marcos disse ainda que todas as propostas apresentadas na reunião devem ser levadas para a conferência geral que irá ocorrer em Salvador e que a função dos conselheiros é muito importante numa sociedade. “Que todos (conselheiros) possam se empenhar sempre mais e mais, pois nosso trabalho salva vidas humanas. Peço que todos torçam a favor do SUS para que ele possa caminhar sempre bem, pois o contrário quem não estará bem é a própria população”, encerrou o palestrante.
Mín. 22° Máx. 33°