Alagoinhas inovou na utilização de tecnologia para desobstrução da rede de drenagem na cidade. A partir dessa quarta-feira, 30, robôs começam a ser utilizados no videomonitoramento e georreferenciamento das tubulações. A nova tecnologia tem o objetivo facilitar o fluxo das águas das chuvas nas tubulações. A ação faz parte da terceira etapa do Programa de Prevenção a Alagamentos de Alagoinhas realizado pela Prefeitura Municipal.
O prefeito Gustavo Carmo e o secretário municipal de Manutenção, Cláudio Espinheira, acompanharam o primeiro dia de utilização dos novos equipamentos. Os robôs percorrem a rede de drenagem e registram fissuras e outros problemas, para que possam ser corrigidos. Um robô de maior porte será utilizado nas galerias principais; outros dois, de tamanho similar ao de um carro de controle remoto, percorrerão as tubulações de pequeno porte.
Os robôs também serão utilizados para orientar o trabalho do caminhão hidrojato e sugador, que foi entregue no mês passado, na segunda etapa do programa. Além de lançar fortes jatos de água na rede de drenagem para fazer a limpeza, o caminhão suga toda a sujeira acumulada. Este equipamento também é utilizado na lavagem de ruas.
O prefeito Gustavo Carmo avalia o Programa de Prevenção a Alagamentos como uma iniciativa fundamental para a saúde e segurança da população. “Ao investir em tecnologias avançadas para identificar e corrigir problemas na rede de drenagem, e conseguir evitar pontos de alagamento, estamos protegendo vidas, preservando a saúde pública e prevenindo acidentes. A segurança das pessoas é a nossa prioridade, e continuaremos trabalhando para que cada cidadão de Alagoinhas possa viver com mais tranquilidade, sabendo que a cidade está cada vez mais preparada para enfrentar os desafios das chuvas”, afirma o gestor.
Segundo o secretário municipal de Manutenção, Cláudio Espinheira, os novos equipamentos garantem que a Prefeitura deixe de realizar um serviço de limpeza superficial, até então restrito às bocas de lobo, e passe a acessar e atuar dentro da rede de drenagem. “A nossa expectativa é melhorar o nosso sistema de drenagem e facilitar a fluidez da água da chuva. Isso diminuirá os pontos de alagamentos na cidade e contribuirá para melhorar a vida das pessoas que historicamente sofrem com este problema”, diz Cláudio.
Primeira fase
A primeira fase do Programa de Prevenção a Alagamentos começou ainda no mês de janeiro, no início da atual gestão municipal. Com o intuito de minimizar os impactos das chuvas previstas, representantes das secretarias diretamente envolvidas na proteção da população se reuniram e traçaram estratégias e ações de prevenção.
O Núcleo de Prevenção e Ações Emergenciais (NPA) foi criado e, além do trabalho de limpeza e manutenção de vias e da rede de drenagem, realizados pelas equipes da Secretaria de Manutenção (Seman), equipamentos como carros-pipas, retroescavadeira, caçamba e carregadeira foram disponibilizados para auxiliar a população atingida e aumentar a capacidade de resposta diante de possíveis ocorrências causadas pelas chuvas.
Mín. 22° Máx. 31°