A nova presidência do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Alagoinhas para o biênio 2025-2027 foi eleita nesta quarta-feira, 30. A reunião aconteceu na sede da Central dos Conselhos da Assistência Social e os eleitores foram os membros do Conselho, que representam o Governo Municipal e a sociedade civil. Bárbara Lima de Carvalho, representante da Pastoral do Menor de Alagoinhas, foi eleita presidente do colegiado. A vice-presidência será ocupada por Leidiany Moraes da Rocha, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O CMAS é um órgão colegiado de caráter deliberativo e normativo, composto por 10 membros titulares e respectivos suplentes, sendo cinco representantes do poder público e cinco da sociedade civil. Os representantes da sociedade civil incluem entidades inscritas no Conselho que prestam serviços na área, usuários dos serviços socioassistenciais e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme explicou Leidiany, que atua como diretora de Políticas Públicas da Sedes.
Ainda de acordo com a vice-presidente eleita, o CMAS é um conselho bastante ativo, com as devidas representações, engajamento e deliberações positivas que resultam na aplicação de políticas necessárias e importantes para Alagoinhas. “Tudo que diz respeito à política de assistência, como a destinação de recursos para novos projetos e programas a serem implantados no município, precisam passar pela análise do Conselho, que vota e estabelece os atos normativos. São essas normas que definem a política de assistência em nosso município”, afirmou.
A diretoria do Conselho é composta por presidente, vice-presidente e secretário(a) executivo (a), sendo responsável por coordenar as atividades do colegiado e garantir o cumprimento de suas atribuições. A nova diretoria assume com o desafio de consolidar os avanços na política de assistência social no município.
Fotos: Divulgação
Mín. 22° Máx. 31°