No último sábado, 17, o prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, o vice-prefeito, Luciano Sérgio, e o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, João Henrique Paolilo acompanharam a visita de um grupo de empresários e investidores de Salvador e outras regiões do país à Fazenda Feanbe, no distrito de Riacho da Guia. Os visitantes vieram ao município interessados em identificar oportunidades para investir no turismo local, e foram recepcionados pelo empresário José Antônio Martins Monteiro, proprietário da fazenda onde mantém a segunda maior fábrica de charutos do Brasil. A iniciativa integra uma série de ações integradas com os governos Federal e da bahia, com a iniciativa privada e outras instituições voltadas a fomentar o turismo em Alagoinhas.
“Precisamos atuar de forma organizada para que os turistas que visitam nossa cidade encontrem toda a infraestrutura necessária para se sentir bem acolhidos. Temos que pensar não só nos atrativos em si, mas nas condições de hospedagem, alimentação, atendimento e acesso, que são decisivas para que o visitante deseje retornar e ajude a promover Alagoinhas como um destino interessante e bem estruturado para toda a família”, destacou o prefeito Gustavo.
A ótima infraestrutura e a curiosidade que a produção de charutos desperta em muitas pessoas são alguns dos atributos que tornam a Fazenda Feanbe um dos destinos locais com grande potencial para alavancar o turismo rural no município. Localizada às margens da BR 110, a atua na produção de laranja, limão, tangerina, eucalipto e feno, na pecuária e, com destaque, na produção dos charutos premium da marca Jamm Cigar. Juntas, as atividades respondem pela geração de cerca de 400 empregos, entre próprios e terceiros permanentes e temporários.
Com uma área total de aproximadamente mil hectares e projeto para incorporar outros dois mil ha, a Feanbe cultiva também parte do fumo necessário à produção dos charutos. “Do plantio do fumo à obtenção dos charutos, transcorre um período de 4 anos”, destaca o empresário José Antônio.
Segundo ele, a produção é comercializada em diversos estados, mas, principalmente, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. “Estamos iniciando as exportações para a Alemanha e Argentina. Em setembro, participaremos da Feira InterTabac, o maior evento mundial da indústria de tabaco, realizado na Alemanha, com a expectativa de abrir a fronteiras com toda a Europa”, informa.
O vice-prefeito, Luciano Sérgio, elogiou o trabalho desenvolvido na Fazenda Feanbe. “Éuma propriedade referência em citrose deboa relação com a comunidade do entorno, inclusive está construindo uma parceria que vai ser muito interessante para a agricultura familiar.Portanto, essa visitação é para mostrar este grande potencial, de um dos maiores produtores de charutodo país. Alagoinhas tem suas raízes fincadas nessa produção de qualidade e que gera empregos emnosso município”, diz.
O diretor da empresa Sol Eventos, de Santa Catarina, Develon da Rocha, integrou o grupo de visitantes. Na opinião dele, não só a cidade, mas toda a região ganha com os esforços para turismo implementados pela gestão municipal. “Alagoinhas, por si só, tem um turismo ímpar, que a gente já pôde ver com o Bahia Beer. E isso vai se fortalecer. Essa experiência na Fazenda Feanbe é um exemplo de que pode haver muitas outras coisas para se amadurecer no turismo da cidade. Então, Alagoinhas é um indutor do turismo regional”, afirmou Develon.
Outras iniciativas
A Prefeitura tem buscado apoio para o turismo de eventos, histórico, cultural, rural, de esportes, negócios e lazer. Articulações neste sentido não faltam e o mês de maio tem sido marcado por ações bastante relevantes, que poderão se desdobrar na geração de emprego, renda e oportunidades de negócios na sede e zona rural do município, ajudando a impulsionar a economia.
Basta lembrar que Alagoinhas foi certificada, no último dia 7, como integrante do grupo Mapa do Turismo Brasileiro, que inclui 127 municípios baianos. No dia 12, o município recebeu a doação de três trens da Companhia de Transportes da Bahia (CTB) que passarão a compor o Museu Ferroviário da Bahia, na Estação São Francisco, espaço gerido pela Fundação Iraci Gama (Figam).
Já no dia 15, o prefeito Gustavo Carmo e o secretário João Paolilo se reuniram em Salvador com o presidente da Fecomércio, Kelsor Gonçalves, para discutir iniciativas que promovam o fortalecimento do turismo e da economia em Alagoinhas. Outro assunto na pauta do turismo local, que vem sendo discutido entre a Prefeitura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato dos Comerciários de Alagoinhas (Sicomércio), é a instalação de um restaurante-escola na cidade.
“Além do turismo rural, temos eventos como, por exemplo, o Bahia Beer, o São João e o Alafolia, que podem atrair milhares de visitantes para a cidade, ajudando a impulsionar a economia e o desenvolvimento locais”, observa Paolilo.
Parceria com a Setur
Na última semana, técnicos da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) também visitaram diversos locais em Alagoinhas, a exemplo de comunidades quilombolas e pontos históricos como a igreja inacabada de Alagoinhas Velha, a Estação Ferroviária São Francisco e as praças do Coreto e Ruy Barbosa, além do Estádio Carneirão, onde será realizado o São João. O objetivo foi mapear as potencialidades turísticas da cidade.
De acordo com o secretário João Paolilo, as tratativas com a Setur para incremento do turismo em Alagoinhas passam pelas necessidades de qualificação profissional, ordenamento dos pontos turísticos, sinalização, roteirização e promoção da atividade em diversos âmbitos, de modo a aproveitar todo o potencial do município.
“As políticas públicas de fomento ao turismo em Alagoinhas estão em consonância com as estratégias traçadas pelo Governo da Bahia e pelo Governo Federal. É importante para a nossa cidade estar alicerçada pelos melhores programas e projetos de incremento do turismo, para que a atividade possa, de fato, se refletir no desenvolvimento econômico e social local”, ressaltou Paolilo.
Mín. 21° Máx. 25°