A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou, nesta quarta-feira (21), uma oficina de formação voltada aos Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADTs), profissionais vinculados à Secretaria de Planejamento (Seplan), que passam a ter um papel estratégico na implementação do Programa Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste).
A capacitação faz parte de um esforço da SDR para qualificar e integrar os diversos atores que atuam no programa, ampliando a efetividade das ações do PAS e seu impacto nos territórios. Com essa formação, os ADTs estarão mais preparados para colaborar na organização das ações, que vão desde o fortalecimento das Redes Territoriais de ATER até a construção do Plano Safra e a articulação de políticas públicas que fomentam a produção e o acesso a alimentos saudáveis.
“Estamos fazendo essa formação para a partir de julho a gente entrar no campo. Os agentes vão ajudar o conjunto de ações do PAS acontecerem efetivamente no território, desde a organização do Serviços de ATER, Plano Safra, assim como também as ações de segurança alimentar e nutricional”, explicou o assessor nacional, Wilson Dias.
O PAS Nordeste foi criado pelo Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática de Agricultura Familiar, e tem como objetivo impulsionar a produção e a comercialização de alimentos saudáveis, incentivar práticas produtivas sustentáveis e fortalecer a resiliência dos sistemas agroalimentares.
“Aqui na Bahia a gente está integrando as secretarias principais, ligadas ao PAS Nordeste. São principalmente a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria do Planejamento (Seplan), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). A proposta é pensar o desenvolvimento a partir da alimentação saudável, da produção, integrando todos os territórios”, explicou a coordenadora do PAS, Marília Anunciação.
A participação da Seplan é fundamental para garantir que as políticas públicas dialoguem de forma integrada com a realidade de cada território. Segundo o Coordenador de Governança Territorial da secretaria, Vanduy Cordeiro “a Seplan é uma parceria porque ela faz essa gestão da política de desenvolvimento territorial e faz a operacionalização, ou seja, mantém a rede de colegiados territoriais funcionando. Isso é de suma importância para que esse programa possa ser implantado nos territórios de identidade”, defendeu.
A oficina marca um passo decisivo na consolidação do PAS Nordeste na Bahia, reforçando que a construção de uma alimentação saudável, justa e sustentável só é possível com a atuação articulada entre governo, territórios e sociedade.
Fonte: Ascom/SDR
Mín. 20° Máx. 27°