Em Feira de Santana, o teste para diagnóstico da sífilis é ofertado de maneira gratuita em todas as unidades da rede municipal de saúde. Para ter acesso, basta sinalizar o interesse na recepção do local e apresentar documento de identidade e cartão SUS.
A coordenadora do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Vanessa Sampaio, relata que 182 casos foram detectados neste ano. Ela explica que a sífilis pode ser transmitida durante uma relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada ou no período da gestação de mãe para filho.
“O maior perigo é a grávida com sífilis porque pode evoluir para aborto, sequelas graves para o recém-nascido e até o óbito da criança durante o parto. É importante que as mulheres façam o pré-natal porque nesse acompanhamento já é feito o diagnóstico e a intervenção para evitar essas possíveis complicações”, orientou.
Segundo a coordenadora, a sífilis é uma infecção curável e o tratamento é feito com antibióticos. Ela destaca que os sintomas aparecem como feridas nos órgãos sexuais ou ínguas na parte da virilha que não doem nem coçam e não apresentam pus.
“Depois de um certo período, essas feridas somem sem deixar rastro e causam a impressão que a pessoa está curada, mas quando a doença não é tratada ela fica agindo ali no corpo em outras partes, causando diversos males, como a queda de cabelo, doenças no coração e até cegueira”, alertou.
Mín. 21° Máx. 29°