Feirenses que tenham sintomas característicos da dengue, a exemplo de dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar e febre devem fazer o exame para diagnóstico da infecção.
O procedimento é ofertado, de maneira gratuita, no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), entre segunda e sexta-feira. O atendimento é feito por ordem de chegada.
Pela manhã, os exames são efetuados das 7h30 às 11h30. À tarde, de 13h30 até às 16h. Vale destacar que os procedimentos são realizados somente com requisição, que é emitida após avaliação nas unidades de saúde.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, relata que a procura pelo exame tem sido baixa e isso dificulta saber o real cenário do município.
“A dengue pode matar de forma rápida quando não há diagnóstico clínico precoce para fazer a intervenção, por isso a necessidade de procurar uma unidade de saúde e também realizar a testagem. É fundamental que a pessoa com suspeita inicie de forma imediata a hidratação oral, por meio de água e líquidos claros como chás e sucos, e procure uma unidade de saúde para receber orientações”, destacou.
De janeiro a outubro, Feira de Santana registrou 2.344 casos de dengue, sendo 259 com sinais de alarme, 11 graves e quatro óbitos.
Mín. 22° Máx. 27°